A 8ª Campanha de vacinação do idoso em Rondônia tem meta de atingir 57 mil pessoas
*A 8ª Campanha de Vacinação do idoso tem como meta à imunização, contra a gripe, de 57.000 pessoas acima de 60 anos em Rondônia. A campanha, que está sendo realizada pelo governo de Rondônia através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), começa no próximo dia 24 e se estende até o dia 05 de maio. Na zona rural a vacinação se estende até o dia 31 de maio.
*“Estamos prontos para o inicio da campanha, com 400 postos de vacinação distribuídos nos 52 municípios, pois ao contrário do que a maioria pensa, a gripe é uma doença perigosa e pode até levar o paciente à morte. O organismo do idoso é mais vulnerável à gripe, aumentando os riscos. A vacina diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença” informou Milton Moreira secretário da Sesau. A vacina precisa ser tomada anualmente.
*O vírus causador da gripe, o influenza, sofre várias mutações de um ano para o outro, por isso a importância de se renovar à vacinação, “a administração Ivo Cassol está trabalhando, em parceria com o Ministério da Saúde e com os municípios para ampliar cada vez mais o número de pessoas imunizadas, em 2005 vacinamos aproximadamente 48.000 idosos, agora esperamos um aumento de 20%” completou o secretário da Sesau.
*A vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas (subtipo de vírus) de maior incidência no hemisfério Sul. Esta combinação torna a dose mais potente. As reações adversas mais freqüentes após a aplicação da dosagem são todas temporárias e geralmente resolvidas após 48h. Outras manifestações como: febre e mal-estar se iniciam de 6 a 12 horas depois da aplicação e atingem apenas 1% dos vacinados.
*A doença – A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus influenza, que ataca o sistema respiratório. Por este motivo, esta enfermidade é contagiosa e transmitida de uma pessoa infectada para outra saudável por tosse, espirro ou durante uma conversa. A gripe pode apresentar desde quadros leves e de curta duração até formas graves, que acometem em especial grupos de maior vulnerabilidade como os idosos.
*Um alerta para a população, principalmente aos que têm mais de 60 anos, é que gripe e resfriado são doenças diferentes. Os sintomas do resfriado são parecidos com os da gripe, no entanto mais fracos e de curta duração. Normalmente o resfriado tem como sintomas coriza, dor de garganta e, eventualmente, febre. Não existe vacina para resfriado.