*Orkut: uma rede de relacionamentos, baseada em comunidades virtuais, em que pode participar somente quem é convidado por um usuário.
*Incrível, não? Sim e não.
*Sim, por fatores que colaboram para aproximações de pessoas que, até então, não faziam idéia de quem acabara de conhecer existia. E se tornam amigos. E eu, que também tenho, mas para outros fins, conheço gente que se conheceu através da amiga, da prima, e hoje estão namorando e, acreditem, casados. Estão juntos, rompendo a virtualidade da internet. Pessoas que podem, de certa forma, viajar o mundo e adquirir conhecimentos de inúmeras culturas e, se possível, ir até lá, porque acabara de virar amigo de alguém tão distante, pessoa que jamais imaginava conhecer. Além disso, o fenômeno chamado Orkut, abre espaço para vários debates, movimentos sociais e fóruns de discussões. Tudo muito livre e acessível para quem quiser participar, e hoje tem atraído grande público, principalmente jovens e universitários.
*Vários lados positivos, mas, como reza toda boa e velha regra, com algumas exceções.
*E é aí que entra o lado do “Não”. No Orkut, tudo pode ser verdadeiro, ou não. É quase impossível uma pessoa ter 1000 amigos – número limite na lista de amigos. Mas, lá, são seus amigos e viram, até, seus fãs, embora quando lhe vêem na rua mal investem num olhar, falar, então, nem pensar. O Orkut gera, na esmagadora maioria, um vício. Mais forte que à vontade de conectar a internet. Gente que quer saber se alguém deixou um “scrap” (recados que podem ser deixados num espaço reservado). E o que disse? Quem foi? Uma dependência que têm levado crianças a lotarem centenas de lan-houses. Algo inovador, mas que espanta por seus assuntos, digamos, “mais livres”. Não é difícil encontrar pornografia em comunidades que, no mínimo, deveriam ser restritas, como uma espécie de cadastro. É o assunto principal em diversas escolas: “Fulano me adicionou no orkut”. Matemática, química e física fica pra mais tarde.
*No entanto, a diversão não enxerga um fim muito próximo. Hoje, 07, o Orkut atinge a marca de, nada mais ou menos, 15.488.386 pessoas do mundo todo, número que cresce há todo momento, basta surgir um convite que o mesmo seja aceito.
*Pronto. Você estará conectado na maior comunidade virtual do planeta. Aí, basta escolher: sim ou não.
*O autor é acadêmico de Jornalismo
*marquinhos_ro@hotmail.com