Capital Rondoniense tem a maior taxa de mortes de idosos por acidentes

Capital Rondoniense tem a maior taxa de mortes de idosos por acidentes

Capital Rondoniense tem a maior taxa de mortes de idosos por acidentes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Carregado pelo estigma de incapaz e tratado como um estorvo por grande parte da sociedade, o idoso vive uma situação dramática no Brasil e em Rondônia, apesar da falta de estatísticas sobre o assunto, dados da Secretaria Especial dos Direitos Humanos apontaram Porto Velho, em 2000, como a Capital que registrou a maior taxa de mortes por causas externas (atropelamentos, quedas, homicídios e suicídios) entre os idosos. Naquele ano, a referida taxa na Capital foi de 272,29 em cada grupo de mil idosos, enquanto no Brasil a taxa foi 92,45 casos no período.

Lideranças comunitárias participam de curso sobre tratamento de idosos

*Para discutir essa problemática, foi iniciado ontem (dia 17) na Biblioteca Francisco Meirelles, em Porto Velho, o curso "Capacitação para a Cidadania - Atenção e Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa", que está sendo ministrado pela professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Gerontologia da PUC de São Paulo, Ruth G. da Costa Lopes.

*O curso, que será encerrado no sábado (19), conta com o apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos e do deputado federal Eduardo Valverde, e é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social.

*Participam do evento lideranças comunitárias da Capital e do interior do Estado, que serão orientados para fazer relatórios sobre a situação do idoso em Rondônia. Os dados, segundo a professora Ruth Costa Lopes, vão permitir que se tenha uma idéia da situação no Estado, pois são poucas as estatísticas sobre o assunto.

*Segundo a professora Ruth G. Costa Lopes, a população brasileira está envelhecendo rapidamente enquanto as instituições do País não estão preparadas para atender esse segmento, garantindo que sejam respeitados os seus direitos e que eles tenham condições de vida com qualidade. Ela lembra que a expectativa é que em 2050 o Brasil tenha a sexta população mais idosa do Planeta e por isso a sociedade precisa se organizar para garantir condições de vida digna para os velhos.

*O evento visa levantar a necessidade da implementação do Estatuto do Idoso. Em Porto Velho, o curso toma um significado maior tendo em vista a estatística divulgada pela Secretaria dos Direitos Humanos, que coloca o município como o campeão no ranking das capitais das taxas de mortalidade por causas externas em idosos. Em 2000 houve o registro de 272,29 em cada grupo de mil pessoas, sendo a mais alta do Brasil, cuja taxa nacional foi de 92,45 casos em cada grupo de mil.

*Entre as causas externas, a que se refere o ranking, estão em primeiro lugar os atropelamentos (entre os homens idosos), quedas (mulheres) homicídios e suicídios.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS