Grupo de Conscientização Homossexual solta nota de repúdio em relação a presidência da Câmara dos Deputados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
NOTA DE REPÚDIO A ELEIÇÃO DO DEPUTADO SEVERINO CAVALCANTE (PP-PE) À CÂMARA DOS DEPUTADOS
*Com certa perplexidade e preocupação, recebemos a notícia da eleição do deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) para a presidência da Câmara dos Deputados, ocorrida na madrugada desta terça-feira em Brasília.
*Sentimos o temor de que o Sr. Severino Cavalcanti ? um deputado de trajetória política sabidamente contrário aos direitos de homossexuais e direitos das mulheres, no exercício do seu mandato de presidente da Câmara possa ser o gestor de sérios entraves às lutas em favor da cidadania e direitos humanos empreendidas pela comunidade GLBT- gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros e outros segmentos sociais em nosso país.
*Esse sentimento se justifica: em 2005, completam-se 10 anos que tramita na Câmara o Projeto de Lei da ex-Deputada Marta Suplicy que propõe a união civil entre pessoas do mesmo sexo. O Projeto já esteve diversas vezes na pauta, mas manobras políticas impediram sua votação, muitas delas empreendidas pelo deputado. Será que, com a atual presidência, gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros ? todos nós, cidadãos brasileiros, continuaremos sendo discriminados por esse fundamentalismo congressista? A união entre pessoas do mesmo sexo é uma realidade hoje e a sociedade brasileira, inclusive o Poder Judiciário, está sensível a nossa luta.
*O Deputado Severino Cavalcanti não pode deixar que suas convicções político-pessoais interfiram maculadamente na agenda e nas respostas necessárias que o Legislativo precisa dar aos direitos da comunidade GLBT e demais políticas para o combate a violação aos direitos humanos. Agora, como representante máximo desta Casa, ele detém um poder em nossa República que deve ser pautado pelo respeito a laicidade do Estado, aos direitos humanos e ao tratamento igualitário das demandas da sociedade brasileira, sob pena de perder a legitimidade e autoridade como presidente da Câmara dos Deputados!
*Nós, ativistas e representantes da comunidade GLBT em parceria com outros setores democráticos, estaremos atentos e não vamos permitir que interesses políticos-pessoais e corporativos de setores conservadores se sobreponham à democracia e a promoção da cidadania de todos. Qualquer postura diferente dessa estará maculando a imagem da Câmara dos Deputados e comprometendo a sua legitimidade. Queremos e vamos lutar sempre por uma pátria livre de preconceitos e a favor diversidade sexual. Para isso, este ano estarão mais de três milhões de pessoas nas ruas, por meio das Paradas do Orgulho GLBT, em todos os Estados Brasileiros, cobrando da Câmara dos Deputados e do Senado Federal a imediata aprovação do Projeto de Lei que reconhece a união civil entre pessoas do mesmo sexo e do Projeto de Lei, de autoria da Deputada Iara Bernardes, que criminaliza a discriminação contra homossexuais em nosso País.
*Cláudio Nascimento
*Presidente do Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual
*Secretário de Direitos Humanos da ABGLT - Secretário de Direitos Humanos da ABGLT ? Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros
*Ganhador da Medalha Tiradentes da ALERJ - Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
*Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro, título concedido pela Câmara de Vereadores do Rio
*Membro do Conselho Nacional de Combate a Discriminação - CNCD-PR
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!