ACRE - Governo negocia com sindicato e policiais suspendem greve
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Ontem à tarde, o secretário Fernando Melo (Segurança Pública) convocou uma coletiva para informar os resultados da reunião e comunicar à população de uma maneira geral que a segurança durante o Carnaval está garantida. "Prevaleceu o diálogo e o bom senso entre governo e sindicato", afirmou.
*Ao invés da paralisação, haverá uma assembléia com toda a categoria hoje à tarde, a partir das 14h, no auditório da Eletroacre, para informar das negociações com o governo informar que no dia 11 de fevereiro, sexta-feira, o governo irá apresentar uma proposta concreta para toda a categoria.
*Melo fez questão enfatizar que em nenhum momento o governo se negou em negociar com os policiais civis. Com a apresentação da proposta por parte do governo no dia 11, os policiais voltam a se reunir no dia 16 para discutir a proposta.
*Para o presidente do Sinspol, Maurício Buriti, o sindicato também sempre primou pelo bom senso e o que estava acontecendo era exatamente uma "falta de diálogo" entre a categoria o governo. "Temos certeza que o secretário (Fernando Melo) não tinha conhecimento das discussões anteriores", disse.
*A proposta do sindicato, na verdade, não é exatamente uma revisão da tabela salarial, como acontece na maioria dos casos, mas um realinhamento das funções. Esse realinhamento, segundo ele, faz com que haja vários níveis salariais. A proposta é passar de 16 (aprovados pela lei 1.384/2001) para cinco classes, tal qual existe na Polícia Federal.
*A intenção do sindicato é que até o dia 28 de fevereiro as negociações com o governo estejam efetivamente encerradas. "Não estamos discutindo perdas salariais, mas as mudanças na estrutura do plano de cargos e salários, além de questões administrativas que não envolvem recursos", frisou o sindicalista.
*O governo ainda não tem uma proposta concreta para apresentar aos policiais, fato que acontecerá somente no dia 11. O mais importante, na avaliação do secretário, entretanto, é que os policiais continuaram prestando normalmente os serviços de segurança à população, inclusive durante o Carnaval.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!