SUPER CALÓRICO: Óleo muito utilizado na culinária não é o ideal para a saúde

Embora seja considerado por muitos como uma opção saudável para cozinhar, o óleo coco não é um ingrediente tão bonzinho assim

SUPER CALÓRICO: Óleo muito utilizado na culinária não é o ideal para a saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O óleo de soja, a manteiga e o azeite costumam ser os três tipos de gorduras mais utilizados na culinária. Mas nos últimos anos, outras alternativas tornaram-se muito populares por, supostamente, serem opções mais saudáveis. Um deles é o óleo de coco, um ingrediente que se tornou um dos maiores queridinhos das receitas fitness. No entanto, seu uso na cozinha ainda é tema de debate no mundo da saúde. Isso porque seu consumo pode riscos à saúde cardiovascular, além de ser altamente calórico. 

 

Veja a seguir por que o óleo de coco não é considerado uma opção 100% saudável e qual a melhor maneira de consumi-lo. 

 

Óleo de coco: inimigo ou aliado da saúde? 

 

O óleo de coco é composto por cerca de 90% de gordura saturada, um valor significativamente mais alto do que outras fontes de gordura, como azeite de oliva ou óleo de abacate. Embora alguns estudos mostrem que a gordura saturada do óleo de coco não afeta negativamente os níveis de colesterol da mesma forma que outras fontes (como carnes vermelhas), o consumo em excesso pode elevar o colesterol LDL ("ruim") e aumentar o risco de doenças cardíacas, sobretudo em pessoas com predisposição a problemas cardíacos.

 

O óleo de coco também é cheio de calorias. Uma colher de sopa do ingrediente, por exemplo, tem cerca de 100 calorias, muito mais que a manteiga na mesma quantidade. Portanto, o óleo de coco não é a melhor gordura para cozinhar caso você queira emagrecer. 

 

Quando o consumo do óleo de coco é saudável? 

 

O óleo de coco pode ser uma opção saudável quando consumido com moderação, especialmente em dietas equilibradas e como parte de uma alimentação variada. No entanto, não deve ser consumido em excesso, justamente por conta do seu alto teor de gordura saturada. 

 

Para quem busca benefícios para a saúde cardiovascular, outras fontes de gordura, como azeite de oliva e os óleos de abacate e linhaça, são mais indicadas. Por fim, é importante consultar um profissional de saúde ou nutricionista para avaliar a melhor forma de incluir o óleo de coco na dieta.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS