É NO BRASIL: Os misteriosos túneis cavados por preguiças-gigantes

Esses túneis conhecidos como “paleotocas” e têm cerca de 10 mil anos e oferecem uma visão única sobre a fauna do passado.

É NO BRASIL: Os misteriosos túneis cavados por preguiças-gigantes

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em Santa Catarina, arqueólogos descobriram túneis escavados por preguiças e tatus gigantes pré-históricos. Com isso, esses túneis, conhecidos como “paleotocas”, têm cerca de 10 mil anos e oferecem uma visão única sobre a fauna do passado. 
 
Inicialmente encontrados em 2009 por um agricultor, esses túneis podem se estender por até 340 metros no subsolo, revelando marcas visíveis de garras dessas criaturas. 
 
Esses fósseis são considerados um verdadeiro tesouro para paleontólogos. Eles não apenas ajudam a reconstruir o comportamento dos megafaunas, mas também fornecem dados valiosos sobre a vida no período Pleistoceno. 
 
Além disso, as paleotocas indicam que esses animais possuíam uma dieta específica e usavam os túneis como abrigo ou proteção contra predadores. 
 
Dessa forma, essas descobertas ampliam nosso entendimento sobre a relação entre esses seres e o ecossistema da época. Com isso, essas descobertas ajudam a aprimorar o conhecimento científico sobre a megafauna do passado. 
 
Ao analisar as paleotocas, os pesquisadores conseguem perceber padrões de comportamento e de adaptação desses animais ao seu ambiente. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS