Confira o modo de preparo dessa receita natalina
Foto: Panelinha / Reprodução
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Macia e dourada, a cebola caramelizada se une às raspas de limão e à castanha-de-caju para dar aquela chacoalhada no arroz do dia a dia. Com novas camadas de textura e de sabor, a preparação combina especialmente com lentilha. E vai superbem como acompanhamento de legumes, carnes e aves assados.
Veja mais
Confira o modo de preparo!
PARA A CEBOLA
INGREDIENTES
— 1 cebola
— 1 colher de sopa de manteiga
— sal
— água
MODO DE PREPARO
1 — Descasque e fatie a cebola em meias-luas de 0,5 cm.
2 — Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando a manteiga derreter, acrescente a cebola e tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até que o fundo da panela comece a dourar.
3 — Abaixe o fogo e regue com um pouquinho de água — é bem pouco mesmo, apenas para deglaçar o fundinho da panela. Isso ajuda no processo de caramelização da cebola. Mantenha o fogo baixo e deixe cozinhar por mais 25 minutos, mexendo de vez em quando, até que as fatias de cebola fiquem bem macias e douradas. Repita o processo de pingar água e dissolver o douradinho da panela quantas vezes forem necessárias.
4 — Transfira a cebola para uma tigela e reserve (se preferir, prepare a cebola caramelizada com antecedência e mantenha na geladeira por até 5 dias).
PARA O ARROZ
INGREDIENTES
— 1 xícara (chá) de arroz
— ½ cebola
— toda a cebola caramelizada
— 1 colher (sopa) de azeite
— 2 xícaras (chá) de água
— raspas de ½ limão
— ¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju
— 1 folha de louro
— ½ colher (chá) de sal
MODO DE PREPARO
1 — Descasque e pique fino a cebola. Pique grosseiramente a castanha-de-caju. Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo para ferver.
2 — Volte a panela do preparo da cebola ao fogo baixo (nem precisa lavar!). Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar.
3 — Acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto — isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.
4 — Meça 2 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com o sal, junte o louro, misture bem e aumente o fogo para médio; não mexa mais.
5 — Assim que a água atingir o nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água. Para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
6 — Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo, transfira para uma tigela e misture a cebola caramelizada, a castanha-de-caju picada e as raspas de limão. Sirva a seguir.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!