A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta segunda-feira, 27, após Conselho Técnico Extraordinário, o encerramento do Campeonato Brasileiro no dia 8 de dezembro, ou seja, sem adiamento devido às rodadas suspensas por causa das chuvas no Rio Grande do Sul.
Para manter o fim do calendário conforme o previsto inicialmente, a entidade vai usar os períodos de Data Fifa ao longo do ano para reorganizar os jogos. O reinício da competição neste sábado, aliás, será feito pela sétima rodada. Até o momento, a tabela detalhada não foi divulgada.
Além de manter a data de término da competição, a entidade anunciou a possibilidade de Grêmio, Internacional e Juventude inverterem mandos de campo no primeiro turno. A mudança, contudo, terá que passar pela aprovação dos adversários.
Por causa das chuvas no Rio Grande do Sul, Beira-Rio e Arena do Grêmio não reúnem condições de receber jogos pelos próximos meses. Os estádios terão que passar por manutenções após o estrago das enchentes.
Ao término do Conselho Técnico Extraordinário, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, destacou o apoio dos clubes de fora do Estado na tomada das decisões.
"A gente fica feliz também que a grande maioria dos clubes entenderam a situação que estamos passando no Rio Grande do Sul. Tomamos algumas medidas paliativas pra gente retomar e minimizar o desequilíbrio", disse o dirigente gremista.
Ao ge, Julio Casares, presidente do São Paulo, reforçou que a possibilidade de não ter rebaixamento no Campeonato Brasileiro sequer foi levantada: “Nem os clubes gaúchos levantaram essa possibilidade”.