Neste domingo (22), o Rally Internacional dos Sertões avançou rumo a Palmas, capital do Tocantins, onde foi finalizada a quinta etapa da maior prova off-road das Américas.
As equipes largaram a oito quilômetros de Paranã (TO), onde os competidores iniciaram o teste especial cronometrado de velocidade, com 144 km de extensão. O tempo total estipulado pela direção de prova para a conclusão do trecho foi de três horas.
O roteiro foi muito travado, mesclando estradas com muita pedra solta e terra batida. A navegação também foi muito exigida. A especial terminou em São Valério da Natividade, onde iniciou um deslocamento de 302 km até a praia da Graciosa, as margens do Rio Tocantins.
A dupla rondoniense Júlio Bonache e Humberto Ribeiro # 350, inscrita na categoria Protótipo, manteve a terceira colocação. No acumulado geral dos cinco dias de prova, o carro de Rondônia está na 16ª colocação entre 64 carros inscritos. Julio fez os 144 km deste domingo em 2h08m25. O tempo total de prova acumulado pela dupla rondoniense é de 19h14m33s.
Segundo Bonache, a Especial de hoje foi mais tranqüila que a anterior, concluída com tranqüilidade, sem quebradeira.
“Daqui para frente, pretendo administrar a prova para manter a terceira colocação, já que os dois carros que estão na nossa frente, correm com protótipos de 300 cavalos de potência, bem superior ao nosso motor” afirmou Júlio nos boxes.
O próximo trecho do Rally programado para esta segunda-feira (23) será a etapa mais longa da competição, totalizando 682 quilômetros de Palmas (TO) até Balsas (MA). Além de ser o dia mais longo, os pilotos enfrentarão o maior trecho em especial da história da competição: 536 quilômetros que incluem ainda estradas que mesclam altas e baixas velocidades. A estimativa é que os veículos – inclusive as motos – não terminem a prova antes de 8 horas de duração.
O Rondônia Rally Team tem o patrocínio da Rondoservice, Qualiplásticos, Prefeitura de Porto Velho/Semes e Governo do Estado de Rondônia.