ESPAÇO ABERTO: Governo intensifica trabalho de prevenção às queimadas em Rondônia

ESPAÇO ABERTO: Governo intensifica trabalho de prevenção às queimadas em Rondônia

Foto: Divulgação

ALERTA
 
A Emater está percorrendo propriedades urbanas e rurais orientando sobre prevenção e alertando  a população dos perigos que a prática das queimadas provoca à sociedade e ao meio ambiente.
 
PERIGO
 
O flagrante registrado pelo Rondoniaovivo mostra um incêndio em um terreno baldio, ontem à noite, na avenida Guaporé, bairro Três Marias, zona Leste da capital. Segundo os bombeiros, provavelmente o incêndio foi provocado por moradores.
 
 
COSTUME
 
As queimadas são muito utilizadas em limpeza de terrenos para cultivo de plantações e formação de pastagens onde não há equipamentos para o manejo da terra. Apesar de ser uma atividade primitiva da agricultura, seu uso causa danos como empobrecimento do solo e desertificação da área.
 
PONTUAIS
 
As visitas acontecem às regiões onde costuma haver maior incidência de focos de incêndio. O trabalho é em todos os 52 municípios de Rondônia, mas está intensificado em dez pontos de maior ocorrência.
 
QUASE 50%
 
Os maiores focos de queimadas estão dentro de Porto Velho, seguido por Candeias do Jamari, São Miguel do Guaporé e Alto Paraíso que, de acordo com dados da Sedam, representam 44% do total de focos no estado de Rondônia.
 
CAPITAL
 
Somente em Porto Velho, neste ano de 2021, conforme dados da Sema, os focos de queimadas beiram a uma centena, cerca de 30% somente no mês de junho.
 
APOIO
 
Importante dizer que o Governo do Estado está atuando como deve, mas cabe também a população contribuir para combater às queimadas em Rondônia.
 
 
PARCERIA
 
Sebrae/RO e Prefeitura começaram processo de seleção  e visita técnica às propriedades de pequenos produtores de leite que serão atendidos pelo Projeto Porto Velho Tecnologia (PVHTEC). Objetivo é a melhoria do padrão genético do rebanho leiteiro da capital.
 
TECNOLOGIA
 
O projeto, que engloba ainda melhorias através da inseminação artificial por tempo fixo (IATF) e fertilização in vitro (FIV), é um dos eixos do Programa Cidade Empreendedora.
 
MELHOR PRODUÇÃO
 
Para ser beneficiário é preciso possuir conhecimento e estrutura física para obter o resultado desejado. A meta é ampliar a média de 3,4 quilos de leite/vaca para até 25 quilos.
 
200 PROPRIEDADES
 
No projeto estão previstos 1.854 procedimentos de Inseminação Artificial por Tempo Fixo e 132 de Fertilização In Vitro, que serão realizados nos animais de 206 propriedades.
 
META
 
A expectativa da Prefeitura é contribuir para o aumento da renda dos produtores e beneficiar a produção de agroindústria leiteira.
 
FUGA
 
Outra vertente do Projeto PVHTEC LEITE é combater o êxodo rural partindo do princípio que, com mais renda, é possível fixar o produtor rural na terra.
 
CUSTO
 
Não há custo para o produtor aderir ao projeto, porém deve comprovar que se encaixa nos quesitos exigidos pelos técnicos como trabalhar com suplementação mineral, ter estrutura, já ser da pecuária leiteira e seguir corretamente as indicações de manejo e nutrição.
 
INVESTIMENTO
 
O investimento do Projeto é de R$ 500 mil, sendo 50% dos recursos próprios do município e o restante em contrapartida do Sebrae/RO. O projeto tem duração de dois anos e deve ser iniciado em até 90 dias.
 
EMENDAS
 
O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL), esteve ontem em Cacoal para entrega de verbas de emendas parlamentares no valor de R$ 3.455.508,00.
 
RECONHECIMENTO
 
O deputado enfatizou que Cacoal é um município muito forte na agricultura e no agronegócio e precisa de recursos para viabilizar ações em várias vertentes.
Chrisóstomo garantiu que ainda este ano deverá conseguir mais verbas para o município.
 
RECONHECIMENTO 2
 
O prefeito Adailton Fúria, elogiou o trabalho do Coronel Chrisóstomo em favor de Cacoal e região. “Esses recursos que foram liberados vão nos permitir atender a importantes demandas da população, em vários setores da administração pública”, concluiu o prefeito.
 
SOLENIDADE
 
Daqui a pouco, 9h, a Prefeitura de Porto Velho realiza cerimônia de Revitalização do Teatro Banzeiros. Na oportunidade, também serão entregues equipamentos permanentes como centrais de ar, iluminação e sonorização.
 
DINHEIRO
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o teatro foi revitalizado com recursos próprios, por meio do repasse do Proafem ao Conselho do Centro de Formação dos Profissionais de Educação.
 
ENTREVISTA AO VIVO
 
Nesta quarta-feira, às 11h15, o governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (sem partido), será o entrevistado do programa #ConexãoRondoniaovivo com o jornalista Ivan Frazão. Rocha conversará sobre os planos de reeleição, economia, ações na pandemia e a administração do Estado. 
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS