Cansados de promessas e do abandono a que foram relegados por conta da interminável crise política que assola Candeias do Jamari, um grupo de pequenos produtores rurais e moradores da zona rural da cidade, estão apoiando uma candidatura própria.
Chiquinho da 43, da Família Pensador, uma das mais tradicionais do município, será o candidato a vereador das vicinais. É o setor que mais sofre atualmente com a falta de políticas públicas, apesar de sua relevância para a economia e ainda para o turismo local.
“Não podemos mais passar quatro anos esperando melhorias. As vicinais estão abandonadas, a produção fica prejudicada e a sobrevivência do homem do campo fica cada vez mais comprometida. Precisamos de uma voz no parlamento que fale por todos nós”, disse Chiquinho da 43.
FAMÍLIA PENSADOR
Chiquinho da 43 é um dos 13 filhos de Francisco Nonato Pensador (In-Memória), pioneiro da cidade e oriundo do vizinho Estado do estado do Mato Grosso. Seu Francisco chegou no Vilarejo Santa Isabel, em 1945, e passou a residir próximo ao local onde hoje é o cemitério Santa Isabel. Trabalhou de trincheiro, agricultor e seringueiro no seringal São Domingos no alto Rio Candeias.
Na ditadura militar seu Pensador sofreu na pele a dor da tortura por algo que não cometeu. Na época o então Marechal Rondon, o conhecia e saiu em sua defesa e conseguiu provar que seu Pensador não tinha cometido crime algum. Anos depois, seu Pensador falece deixando saudades para todos aqueles que os conheciam.
IDENTIDADE
Com base na história do pai e da mãe, Dona Lídia (também falecida), Chiquinho da 43, fala com orgulho da família, da responsabilidade e do sentimento de pertencimento que possui da cidade que ele viu crescer. “Temos uma identificação muito grande com essa terra. É um compromisso que precisamos abraçar porque devemos muito a Candeias do Jamari. Já ajudei muito a eleger muita gente se com promisso, mas agora tenho que chamar essa responsabilidade para mim”, disse Chiquinho.