FESTIVAL CULTURAL: Reconstruindo o Quilombo acontece em novembro em Pimenteiras do Oeste

O evento, por meio de oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa, celebra a cultura afro-brasileira, promove a igualdade racial e valoriza a identidade quilombola.

FESTIVAL CULTURAL: Reconstruindo o Quilombo acontece em novembro em Pimenteiras do Oeste

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), se prepara para sediar a segunda edição do Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo em novembro deste ano. O evento é uma celebração vibrante e plural da cultura afro-brasileira, com uma programação rica que vai desde oficinas artísticas até apresentações culturais, palestras e rodas de conversa. O festival tem como objetivo fortalecer a identidade quilombola e promover a igualdade racial e o respeito mútuo entre diferentes etnias.

 

Organizado pela Rede Diversidade Amazônica, o festival vai oferecer atividades gratuitas como oficinas de fotografia e artesanato, com 50 vagas cada, além de uma exposição de fotografias e literatura quilombola. A programação também contará com apresentações musicais, danças tradicionais, leituras de poemas, exibição de documentários, desfile de moda afro-brasileira e produção de cartazes contra o racismo.

 

O festival, que foi contemplado no Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2024, promete atrair cerca de 500 participantes, tanto da comunidade local quanto de regiões vizinhas. Andréia Machado, uma das produtoras culturais envolvidas na organização, destaca a importância do evento como uma plataforma para valorizar a cultura afro-brasileira e combater o racismo. “O festival tem um papel crucial no protagonismo da comunidade quilombola, reforçando o orgulho de suas tradições e promovendo o diálogo entre diferentes culturas”, afirma.

 

Este ano, o evento conta com apoio do Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural é coordenado pela ACEMDA, e segue firme em sua missão de fortalecer a cultura regional de Rondônia. O projeto do Pontão foi contemplado no Edital de Seleção Pública MinC – Nº 9, de 31 de agosto de 2023, como parte da política de base comunitária Reconstruindo o Brasil.

 

Após o sucesso da primeira edição, essa atividade se firma como um evento fundamental para valorizar as histórias, tradições e lendas das comunidades quilombolas. Além de ser um espaço de resistência cultural, o festival promove o diálogo intercultural e busca construir pontes de inclusão e respeito à diversidade.

 

Com apresentações musicais, danças tradicionais, exposições e rodas de conversa, o festival promete ser um marco cultural na região e no estado de Rondônia, além de contribuir para um futuro de maior igualdade racial e respeito entre os povos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Ano Novo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS