PROJETO SESC 52: Neste mês, munícípios de RO são contempladas com apresentações culturais

A ação inicia nesta seguna no município de Costa Marques

 PROJETO SESC 52: Neste mês, munícípios de RO são contempladas com apresentações culturais

Foto: Divulgação

 Até final deste mês, dez cidades de Rondônia receberão as ações artístico-culturais do projeto Sesc 52. A ideia é fomentar a cultura regional, fortalecendo os artistas locais e expandir o acesso da cultura às comunidades, de forma gratuita.

 

A ação inicia nesta segunda,12, no município de Costa Marques.


Esta 4ª etapa conta com uma novidade, a apresentação musical ‘Entre Rios’ de Grego Lopes, que busca valorizar a geografia e história do estado de Rondônia. Além disso, as exposições literárias continuam e convidam a todos a brincar com contos que ajudam a passear pela imaginação, seja criança ou adulto.


Primeira etapa


A 1ª etapa aconteceu em Porto Velho com contações de histórias em 20 escolas municipais em Porto Velho e também na região do Baixo Madeira. O Sesc 52 é o maior projeto de divulgação e circulação de artes de Rondônia, por isso visita todos os 52 municípios de Rondônia em etapas. Além disso, o projeto também está alinhado às metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da agenda 2030, já que a cultura contribui transversalmente para cada uma das cinco dimensões do desenvolvimento sustentável.

 

Programação

 

 

Cinema

 

As aventuras de Tita: A chegada de um grupo de ararinhas azuis, repatriadas da Europa para o Brasil, é interrompida quando a caixa de transporte, misteriosamente, é roubada.

 

Cabe a Tita e os amigos Timbum (o peixe pintor) e Dudé (o bode aventureiro) investigarem o ocorrido e encontrar uma solução para salvar os animais e proteger a caatinga. Dirigido por Eduardo Padrão e baseado na obra de Victor Flores, o curta é uma forma de mostrar às crianças do Brasil e do mundo a importância de preservar esse bioma tão fundamental ao país e ao planeta.


Geração Alpha: Rebeca, uma menina apaixonada por leitura, tenta convencer seu vizinho e melhor amigo, Marcelo, a ler um livro.


Exposição de artes visuais

 

A história de Porto Velho para criança: De autoria da escritora e artista visual Adriana Cardoso, nessa Mostra serão exibidas as ilustrações do seu livro infantil. Adriana é uma artista mult-arte e realiza na cidade de Porto Velho pinturas murais, contações de histórias musicadas e oficinas artesanais. A artista também divide seu tempo atendendo demandas de grafites na cidade de São Paulo onde também é solicitada.


Exposição literária

 

O Urubu e o Jabuti: A apresentação teatral que conta a história do conto popular “O Urubu e o Jabuti” recontado por Marilia Bomfim, interpretado pelo o artista Luís Eduardo.


BiblioSesc


É uma biblioteca móvel, montada sobre um caminhão, que leva mais de 3 mil livros para cidades e bairros que não possuem bibliotecas. Os livros estarão disponíveis para consultas e leituras nos locais onde o Sesc 52 passar.
Apresentação literária


O Pequenino Grão de Areia – Luís Eduardo: Neste espetáculo o contador de histórias Luís Eduardo nos convida a brincar com os contos e as cantigas que fazem parte da cultura popular e que passeiam pelo mundo de boca em boca ao longo do tempo.

Música

 

Grego Lopes vive na cidade de Ji-Paraná, é músico, cantor e compositor. Chegou em Rondônia em 1989 e desde então participa do cenário artístico deste estado dialogando com diversos artistas regionais. Seu trabalho contribui com o cenário histórico de Rondônia, onde busca ressignificar momentos importantes de transformação social do estado. Grego Lopes participou em festivais locais e em outros estados do país, levando o nome de Rondônia através de suas composições. Projeto Sesc 52


O projeto ‘Sesc 52’ é uma parceria com o Departamento Nacional e busca elevar a qualidade de vida da comunidade, assim como todos os projetos do Sesc em parceria com a CNC – Confederação Nacional do Comércio, na figura do presidente dr. José Roberto Tadros. Além disso, o projeto busca um fortalecimento e ampliação de comunicação na comunidade, proporcionando melhores condições de vida, desenvolvimento, dinamizando o relacionamento entre a instituição e o público em geral.
 

Direito ao esquecimento
A Sedam deve intensificar a fiscalização sob uso de fogo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS