CCDH: Inicia nesta segunda,01, Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense

Evento é aberto à comunidade.

CCDH: Inicia nesta segunda,01, Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH) do Tribunal de Justiça de Rondônia, vinculado à Escola da Magistratura do Estado (Emeron), apresenta a ll Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense, que será realizada de 1° a 5 de julho (segunda a sexta-feira), diariamente das 15h às 18h, no auditório do CCDH. O evento é aberto à comunidade.

 

O evento celebrará a memória histórica construída pela Justiça em Rondônia há mais de um século e propõe o resgate, preservação e divulgação da história e identidade da instituição, a fim de contribuir para a valorização do patrimônio cultural e documental do PJRO. Um dos destaques da programação é o Encontro de Memória com os Judiciários do Amazonas e Mato Grosso, pois Rondônia nasceu de um desmembramento dos dois estados vizinhos.

 

Haverá ainda a valorização de servidores(as) aposentados(as) que contribuíram com a construção do Judiciário rondoniense e contarão sobre as memórias institucionais junto com o lançamento do livro “Mitos e Identidade em Nazaré - RO”, da servidora do TJRO Simone Norberto. O primeiro dia será destinado à aula-palestra “A História a partir de Processos Judiciais Históricos”, com o jornalista e historiador Júlio Olivar, e “Memória, História e Cidadania”, pelo olhar do médico, jornalista e escritor Viriato Moura.

 

No segundo dia de evento, os temas serão a história oral do “Caso Corumbiara”, com o juiz de Direito do PJRO Enio Salvador Vaz, e a “Comarca de Santo Antônio do Rio Madeira: Justiça na região e processos de adoção”, com a graduanda em História pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e estagiária do CCDH, Ingrid Caroline Martins. No terceiro dia, acontece a mesa redonda mediada pela juíza auxiliar da Presidência do TJRO Karina Miguel Sobral, com o tema “Arquivologia de mãos dadas com a Memória do Judiciário: Práticas e reflexões”. Participam da mesa o juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL), historiador, professor e curador do Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas, Claudemiro Avelino de Souza; o professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Josemar Henrique; a doutora em História e especialista em Arquivo, analista do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Mônica Pádua; e o arquivista do PJRO Felipe Sandes Nogueira.

 

Programação cultural

 

Exposição “A História pela Lente” e apresentações culturais.

 

Para valorizar e incentivar a cultura de Rondônia, durante a semana de realização do evento, haverá algumas apresentações artísticas.

 

O primeiro dia contará com o espetáculo “Carimbó, Pau e Corda” e, no encerramento do dia inicial, o diretor da Escola da Magistratura, desembargador Alexandre Miguel, dará abertura à exposição fotográfica “A história pela lente”, em homenagem ao fotógrafo Rosinaldo Machado, que registrou momentos históricos por todo o estado, desde a época do território, e possui mais de 135 mil fotos de sua autoria no acervo do CCDH

.

No segundo dia de evento, o servidor do interior do estado Marcos Alexandre Santana fará uma apresentação solo de violino e saxofone.

 

Já para o terceiro dia, o espetáculo cênico-musical Vozes da Floresta, com colaborador e servidores(as) do PJRO, se apresentará no momento cultural.

 

No dia seguinte, haverá um pocket show de piano elétrico com o servidor Érico Costa e, para o encerramento da ll Semana da Memória do PJRO, um show do Grupo Minhas Raízes, da comunidade de Nazaré.


Inscrições e certificado


Com 70 vagas por dia, os(as) interessados(as) em participar da ll Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense deverão realizar sua pré-inscrição nos formulários de cada data disponibilizados no site da Emeron (menu Inscrições), que ficarão abertos até todas as vagas serem preenchidas. A confirmação da inscrição será feita por ordem de chegada no evento.

 

O certificado de participação pela Emeron será de acordo com a frequência do(a) participante e, para aqueles(as) que não comparecerem a todos os dias da programação, a certificação será fornecida por dia de evento, ou seja, com a carga horária e atividades equivalentes. Já para quem participar integralmente do evento, será emitida uma única certificação com a carga horária de 15 h/a.

 

Os certificados poderão ser acessados pelo link: emeron.tjro.jus.br/certificados O CCDH fica localizado na Av. Rogério Weber, 2396, Caiari, em frente à Praça das Três Caixas d’água, aberto ao público geral de segunda a sexta, das 10 às 17h. Participe do evento e conheça as exposiçõ
 

Galeria de Fotos da Notícia

CCDH: Inicia nesta segunda,01, Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense

CCDH: Inicia nesta segunda,01, Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense

CCDH: Inicia nesta segunda,01, Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS