Evento é aberto à comunidade.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH) do Tribunal de Justiça de Rondônia, vinculado à Escola da Magistratura do Estado (Emeron), apresenta a ll Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense, que será realizada de 1° a 5 de julho (segunda a sexta-feira), diariamente das 15h às 18h, no auditório do CCDH. O evento é aberto à comunidade.
O evento celebrará a memória histórica construída pela Justiça em Rondônia há mais de um século e propõe o resgate, preservação e divulgação da história e identidade da instituição, a fim de contribuir para a valorização do patrimônio cultural e documental do PJRO. Um dos destaques da programação é o Encontro de Memória com os Judiciários do Amazonas e Mato Grosso, pois Rondônia nasceu de um desmembramento dos dois estados vizinhos.
Haverá ainda a valorização de servidores(as) aposentados(as) que contribuíram com a construção do Judiciário rondoniense e contarão sobre as memórias institucionais junto com o lançamento do livro “Mitos e Identidade em Nazaré - RO”, da servidora do TJRO Simone Norberto. O primeiro dia será destinado à aula-palestra “A História a partir de Processos Judiciais Históricos”, com o jornalista e historiador Júlio Olivar, e “Memória, História e Cidadania”, pelo olhar do médico, jornalista e escritor Viriato Moura.
No segundo dia de evento, os temas serão a história oral do “Caso Corumbiara”, com o juiz de Direito do PJRO Enio Salvador Vaz, e a “Comarca de Santo Antônio do Rio Madeira: Justiça na região e processos de adoção”, com a graduanda em História pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e estagiária do CCDH, Ingrid Caroline Martins. No terceiro dia, acontece a mesa redonda mediada pela juíza auxiliar da Presidência do TJRO Karina Miguel Sobral, com o tema “Arquivologia de mãos dadas com a Memória do Judiciário: Práticas e reflexões”. Participam da mesa o juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL), historiador, professor e curador do Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas, Claudemiro Avelino de Souza; o professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Josemar Henrique; a doutora em História e especialista em Arquivo, analista do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Mônica Pádua; e o arquivista do PJRO Felipe Sandes Nogueira.
Programação cultural
Exposição “A História pela Lente” e apresentações culturais.
Para valorizar e incentivar a cultura de Rondônia, durante a semana de realização do evento, haverá algumas apresentações artísticas.
O primeiro dia contará com o espetáculo “Carimbó, Pau e Corda” e, no encerramento do dia inicial, o diretor da Escola da Magistratura, desembargador Alexandre Miguel, dará abertura à exposição fotográfica “A história pela lente”, em homenagem ao fotógrafo Rosinaldo Machado, que registrou momentos históricos por todo o estado, desde a época do território, e possui mais de 135 mil fotos de sua autoria no acervo do CCDH
.
No segundo dia de evento, o servidor do interior do estado Marcos Alexandre Santana fará uma apresentação solo de violino e saxofone.
Já para o terceiro dia, o espetáculo cênico-musical Vozes da Floresta, com colaborador e servidores(as) do PJRO, se apresentará no momento cultural.
No dia seguinte, haverá um pocket show de piano elétrico com o servidor Érico Costa e, para o encerramento da ll Semana da Memória do PJRO, um show do Grupo Minhas Raízes, da comunidade de Nazaré.
Inscrições e certificado
Com 70 vagas por dia, os(as) interessados(as) em participar da ll Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense deverão realizar sua pré-inscrição nos formulários de cada data disponibilizados no site da Emeron (menu Inscrições), que ficarão abertos até todas as vagas serem preenchidas. A confirmação da inscrição será feita por ordem de chegada no evento.
O certificado de participação pela Emeron será de acordo com a frequência do(a) participante e, para aqueles(as) que não comparecerem a todos os dias da programação, a certificação será fornecida por dia de evento, ou seja, com a carga horária e atividades equivalentes. Já para quem participar integralmente do evento, será emitida uma única certificação com a carga horária de 15 h/a.
Os certificados poderão ser acessados pelo link: emeron.tjro.jus.br/certificados O CCDH fica localizado na Av. Rogério Weber, 2396, Caiari, em frente à Praça das Três Caixas d’água, aberto ao público geral de segunda a sexta, das 10 às 17h. Participe do evento e conheça as exposiçõ
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!