NESTA SEGUNDA: Pacientes que enfrentam câncer recebem o livro 'O que o câncer fez comigo'

A ação será na Escola da Magistratura de Rondônia. A escritora Lu Braga, autora do livro, será reepresentada pela magistrada Zelite Carneiro

NESTA SEGUNDA: Pacientes que enfrentam câncer recebem o livro 'O que o câncer fez comigo'

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pacientes que estão em tratamento contra o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão presenteados com um livro “O que o câncer fez comigo”, da jornalista Lu Braga, durante evento na Escola de Magistratura de Rondônia (Emeron) nesta segunda-feira,às 10 horas.

 

 A doação leva o nome do desembargador "Walter Waltenberg Junior", ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (in memoriam)

 

Os livros foram doados por outros rondonienses e serão entregues dentro do Projeto "Levando Leitura na Oncologia".

 

Na obra, é possível encontrar inúmeros personagens rondonienses, entre eles, a empresária Paula Nogueira e a jornalista Daniela Roman Ross. As duas tiveram câncer e, hoje, curadas, tornaram-se inspiração para outros pacientes.

 

Lú Braga também aborda no livro a Central de Transplantes, Hemocentro, Tribunal de Justiça, entre outras entidades e instituições que contribuem direta ou indiretamente melhorar a qualidade de vida das pessoas que enfrentam essa doença.

 

Segundo a autora, essa é a primeira fase das doações. “Em março serão ofertados mais livros com o propósito de alcançar o maior número possível de pacientes em Porto Velho que estão fazendo quimioterapia, radioterapia ou até mesmo aguardando por uma consulta”, afirmou a escritora.

 

“Esta ação busca provocar discussões sobre assuntos como prevenção e diagnóstico precoce do câncer, assim como humanização no decorrer do tratamento e leveza durante o processo paliativo”, frisou.

 

Indígenas

 

Os indígenas de Rondônia foram contemplados com a doação no ano passado. Segundo Almir Suruí, líder indígena rondoniense, as aldeias também vêm apresentando pessoas com câncer, por isso precisa de ajuda. “Precisamos de prevenção e cuidados", ressaltou Suruí.


O Hospital do Câncer de Uberlândia, Minas Gerais, foi o primeiro hospital daquele estado a ser contemplado pela iniciativa da jornalista. Os livros foram doados para mães que estão em tratamento na unidade hospitalar.

 

Lu Braga explicou que Uberlândia foi escolhida por cruzar a sua história com Rondônia. Em 2012, quando trabalhava no Estado, a jornalista foi uma das responsáveis em localizar a doadora de medula óssea para o advogado mineiro, Gabriel Massote. “A chance era uma em 100 mil e graças a Deus deu tudo certo”, diz.

 

Apoio

 

A ação de leitura aos pacientes oncológicos conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, Escola da Magistratura de Rondônia, Associação de Jornalistas e Escritoras de Rondônia e Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré.


História pessoal


A jornalista paulistana Lu Braga recebeu o primeiro diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço há sete anos e travou por duas vezes a luta contra a doença e pelo restabelecimento de sua saúde.


Mãe do pequeno Noah, ela é voluntária há mais de 20 anos em trabalhos voltados para pacientes com câncer. Já executou esse voluntariado também no exterior.

 

Trabalhou em diversos veículos de comunicação no Brasil e no exterior. Mantém vivência no Oriente Médio, Europa e em Rondônia, onde trabalhou por 10 anos, no TJRO e Governo.

 

Contato:


E-mail: contato@livrooqueocancerfezcomigo.com
Site: www.livrooqueocancerfezcomigo.com

Redes Sociais: @livroqueocancerfezcomigo
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS