Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O documentário Devoção e Folia de Reis, roteirizado, dirigido e montado por Carlos Reis, que tem como tema a Companhia de Santos Reis, responsável pela tradição da folia em Ji-Paraná e região, foi lançado em abril do corrente ano, participou de festivais no primeiro semestre, e, agora, de 14 a 30 de novembro participará do Aldeia Sesc das Artes, pelo Sesc-RO (de 14 a 18, em Ji-Paraná) e da 18ª. Mostra Internacional de Cinema Negro, no Cine Belas Artes (de 17 a 30, em São Paulo).
Em Ji-Paraná, participará com seis exibições seguidas de debates, inserindo universidade, instituto federal e escola pública. Na Mostra Internacional, o filme estará representando o Estado de Rondônia (foi selecionado concorrendo com outras produções rondonienses), e estará disponível na plataforma do Cine Belas Artes, a partir do dia 17.
Destacando a devoção de foliões da Companhia de Santos Reis, o documentário exibe encontro de foliões, que passaram dois anos sem visitarem os lares, igrejas e instituições (são cerca de duzentas, entre o natal e o dia de Santos Reis) por causa da pandemia. Para o diretor, Carlos Reis, “A Folia de Santos Reis em Ji-Paraná - coordenada pela Companhia que o filme traz - existe há duas décadas e, no entanto, ainda é um evento pouco conhecido no município, e feito com a força dos próprios foliões. É urgente criar condições para que essa tradição não acabe”.
“Devoção e Folia de Reis”, possui 26 minutos de duração, e além de Carlos Reis (roteiro, direção, entrevistas e montagem), contou com filmagem e edição de Vicente Neto (responsável pela edição final), Caique Brilhante e Eduardo Monteiro.
O filme foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, através da Fundação Cultural de Ji-Paraná, e também está disponível na plataforma youtube do diretor, através do link
https://www.youtube.com/user/CarlosReis2312.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!