DOCUMENTÁRIO: Filme sobre a saga de Rondon e Roosevelt será lançado em Rondônia

Produtores do “Rio da Dúvida” também são responsáveis pela instalação de museu em Vilhena

DOCUMENTÁRIO: Filme sobre a saga de Rondon e Roosevelt será lançado em Rondônia

Foto: Júlio Olivar

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Notável  pesquisador da história do cinema brasileiro, roteirista e executivo, o carioca Mário César Cabral esteve,  junto com o diretor de arte Fernando Muller Hargreaves, em Vilhena (sul de Rondônia), nesta semana, para ministrar uma palestra sobre o filme “Rio da Dúvida” (direção de Joel Pizzini, 2:16). 
 
 
O documentário concluído em 2018 já foi exibido em algumas mostras e festivais internacionais, mas ainda não foi totalmente concluído e espera a liberação do órgão regulador, a Ancine (Agência Nacional de Cinema), para chegar ao grande público. 
 
 
Mário César, diretor da  empresa Memória Civelli 
 
 
A palestra realizada no Sebrae/RO permitiu que os convidados conhecessem detalhes dos bastidores do filme destacado pelo escritor Márcio Sousa [autor de Mad Maria] como a obra definitiva sobre a saga do herói brasileiro Cândido Mariano da Silva Rondon. Entre 1913 e 1914, Rondon e o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt protagonizaram a expedição que desbravou rios e estados ainda não tão conhecidos mundialmente. A viagem quase mítica resultou em livros, um deles, inclusive, de autoria do próprio Roosevelt.
 
 
O Rio da Dúvida — atual Rio Roosevelt — foi uma viagem em busca do conhecimento científico, uma aventura marcada na história brasileira e repercutida no exterior, principalmente nos Estados Unidos. A saga radiografada de forma poética no filme  mostra cenas centenárias de arquivo da Memória Civelli — empresa de Mário César — e aquelas outras, atuais, rodadas em sua maioria em Rondônia, sendo mais da metade feitas em Vilhena, onde nasce o Rio Roosevelt [antigo Rio da Dúvida]. 
 
 
PRAÇA PÚBLICA 
 
 
A equipe da empresa Memória Civelli observou vários espaços públicos nesta semana já objetivando exibir o filme “Rio da Dúvida” em local aberto, em Vilhena — o mesmo deverá ocorrer em Espigão do Oeste e em Porto Velho. 
 
 
Fernando é o diretor de arte do filme “Rio da Dúvida”
 
 
As ações em Vilhena têm o suporte da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. A agenda foi acompanhada de perto pela técnica da referida secretaria, Rita Correia, entusiasta do turismo e da cultura. Ela mobilizou a plateia para a palestra, constituída de jornalistas e intelectuais, além do pioneiro Luiz Antônio Zonoecê, filho do guarda-fios Marciano Zonoecê que administrou a Casa de Rondon [antigo Posto Telegráfico Vilhena] de 1943 a 1969. 
 
 
PATRIMÔNIO NACIONAL
 
 
O nome da produtora Memória Civelli vem de Mário Civelli, cineasta italiano que mudou-se para o Brasil em 1946, aos 23 anos de idade, e aqui ajudou a criar a indústria cinematográfica. Entre outros longas, o ítalo-brasileiro criou o primeiro filme em cores no País, “Destino em Apuros”, de 1953, protagonizado por Paulo Autran. 
 
 
Mário César, o que esteve em Vilhena nesta semana, é casado com Patrícia Civelli, a filha do pioneiro falecido em 1993 e que deixou um legado impressionante. Inclusive, foi o detentor dos direitos autorais — que hoje são da empresa Memória Civelli — sobre as imagens de Marechal Rondon. “Rondon, o sentimento da terra” é um de seus trabalhos restaurados e que será também exibido em breve em Rondônia, conforme promete o genro e xará de Civelli, Mário César. 
 
 
De tão relevante, o acervo de Civelli acaba de ser tombado pelo Arquivo Nacional, que é representante da Unesco no Brasil. Ganhou a chancela de arquivo particular com interesse público e social. 
 
 
CASA DE RONDON
 
 
Museu que existiu entre 1980 e 1996, a Casa de Rondon está fechada. Mas foi revitalizada em sua estrutura física e será entregue à comunidade, totalmente remodelada, em 2023. O espaço museológico será montado pela empresa Memória Civelli, a mesma que produziu o filme “Rio da Dúvida”. 
 
 
Técnicos contratados pela Civelli estiveram na Casa de Rondon e anotaram uma série de procedimentos que deverão ser adotados nos campos artístico e cenográfico. Fotos, filmes, mobílias, artefatos e outros elementos, além de uma iluminação adequada e intervenções arquitetônicas, farão parte da transformação da casa. Na parte externa será feita uma barraca de acampamento, nos moldes da Comissão Rondon, que instalou o antigo posto telegráfico que funcionou entre 1912 e 1969. 
 
 
“Os vilhenenses ficarão muito bem impressionados e felizes com o resultado”, pontua Fernando Hargreaves, diretor de arte que coleciona mais de duas décadas de exposições envolvendo Rondon. Especialista  em projetos expositivos, Fernando trabalhou também no Memorial Rondon, em Porto Velho — atualmente, é o principal ponto turístico da capital de Rondônia e conserva 400 peças acerca do herói nacional. 
 
 
A recuperação do imóvel Casa de Rondon, em Vilhena, foi concluída em 2021 com recursos de R$ 540 mil do Ministério do Turismo, assegurados por adesão a um edital de chamamento público; o projeto foi inscrito por Júlio Olivar. A área em que está o museu pertence à Aeronáutica e a casa está tombada desde 2015 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). 
 
Atualmente, embora fechada, a Casa de Rondon tem servido de cenário a diversas aulas de história em campo promovidas por escolas de Vilhena. No pátio do local também foi celebrado, recentemente, o Ato Cívico do Bicentenário da Independência do Brasil.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS