ARTIGO: A importância da musicoterapia no tratamento da depressão, síndrome de ansiedade e estresse

Em Rondônia tem três profissionais Musicoterapeutas: Ricardo Castro, Gislene Soares e Ronildo Carvalho.

ARTIGO: A importância da musicoterapia no tratamento  da depressão, síndrome de ansiedade e estresse

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No último dia 15 de setembro foi comemorado o dia do Musicoterapeuta, que foi estabelecido por decreto em abril de 1991, por Luiz Antônio Fleury Filho, então governador de São Paulo, e logo a comemoração foi estendida para o resto do país. Mas o que é a musicoterapia? Segundo a União Brasileira das Associações de Musicoterapia – UBAM, “Musicoterapia é um campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais, resultantes do encontro entre o/a musicoterapeuta e as pessoas assistidas.

 

A prática da Musicoterapia objetiva favorecer o aumento das possibilidades de existir e agir, seja no trabalho individual, com grupos, nas comunidades, organizações, instituições de saúde e sociedade, nos âmbitos da promoção, prevenção, reabilitação da saúde e de transformação de contextos sociais e comunitários; evitando dessa forma, que haja danos ou diminuição dos processos de desenvolvimento do potencial das pessoas e/ ou comunidades.”

 

Então, ainda segundo a Ubam, “O musicoterapeuta é o profissional de nível superior ou especialização, com formação reconhecida pelo MEC e com registro em seu órgão de representação de categoria. Ele/a é habilitado/a a exercer a profissão no Brasil. Ele/a facilita um processo musicoterápico a partir de avaliações específicas, com base na musicalidade e na necessidade de cada pessoa e/ou grupo.

 

Estabelece um plano de cuidado e um processo musicoterápico a partir do vínculo e de avaliações específicas atendendo às premissas de promoção da saúde, da aprendizagem, da habilitação, da reabilitação, do empoderamento, da mudança de contextos sociais e da qualidade de vida das pessoas, grupos e comunidades atendidas. O musicoterapeuta pode atuar em áreas como: Saúde, Educação, Social / Comunitária, Organizacional, entre outras”.

 

Em Rondônia tem três profissionais Musicoterapeutas: Ricardo Castro, Gislene Soares e Ronildo Carvalho.

 

Como funciona a Musicoterapia?

 

É difícil descrever o que acontece em uma sessão de musicoterapia, pois existem métodos e diversas abordagens de tratamento. Pode ser realizado com o paciente passivo, somente com este escutando o musicoterapeuta tocar, ou ativo, ou seja, como paciente participando e fazendo música junto com o musicoterapeuta.

 

Essas sessões de terapia são importantes na ajuda do desenvolvimento de habilidades comunicativas e de autoexpressão. Também é possível que a musicoterapia aconteça em grupos, onde todos os membros tocam algum instrumento em conjunto, cantam, compõem e participam da execução de uma ou mais músicas. Estas sessões ajudam os pacientes a se comunicarem mais em grupo e expressarem suas impressões e sentimentos com mais facilidade.

 

Benefícios da Musicoterapia

 

Segundo a musicoterapeuta Gislene Soares, “crianças com autismo podem se beneficiar bastante da musicoterapia, pois a utilização de instrumentos pode servir como uma importante ferramenta para incentivar a comunicação e a autoexpressão, trazendo qualidade de vida para o portador da doença.” Para que não sabe, o autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista, é um transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social das crianças.

 

Segundo o Musicoterapeuta Ricardo Castro depressão, síndromes de ansiedade, o estresse e outras doenças mentais são muito beneficiadas pela musicoterapia, e que neste Setembro Amarelo (campanha de prevenção a suicídios da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP) a divulgação da Musicoterapia em Porto Velho poderá auxiliar pessoas a buscar ajuda, já que esta cidade vem perdendo pessoas queridas para essa fatalidade.

 

Para o Musicoterapeuta Ronildo Carvalho a Musicoterapia é um importante canal de comunicação entre terapeuta e paciente e alcança níveis de interação que outras terapias convencionais não alcançam, dados seus benefícios e sua linguagem não verbal e extra sensorial.

 

É justamente por ativar tantas áreas do cérebro e de maneira tão intensa que a música serve como via terapêutica para tratar sintomas como a demência, tão comum em doenças como o mal de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas, diz o site do TJ do Distrito Federal. Para mais informações sobre atendimento de musicoterapia em Porto Velho ligue para 69 99949-2020.

 

Telefone/contato: 69 9242-8906
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS