CRIANÇAS: Livros infantis que ajudam a desenvolver o gosto pela leitura

A leitura deve ser associada a momentos de lazer, sem cobranças ou imposições

CRIANÇAS: Livros infantis que ajudam a desenvolver o gosto pela leitura

Foto: Divulgação

A infância é um período de buscas e descobertas. É nesse momento da vida que a mente inicia os processos psíquicos para o desenvolvimento da consciência. 
 
 
Para isso, a criança precisa receber estímulos e referências de seu meio para, então, poder interpretá-lo e se reconhecer nele. Isso significa que, na infância, a maior parte das ações e conteúdos acontecem de forma reflexiva, ou seja, na relação entre o ser e o mundo. 
 
 
Se a criança vê o adulto lendo, se percebe o afeto e o interesse do outro pelo livro e pela leitura, se tem livros por perto, cria uma referência de hábito e interesse.
 
 
Além disso, a leitura é um exercício cognitivo que traz consigo estímulos sensoriais, linguísticos e sociais que são fundamentais para o desenvolvimento intelectual do indivíduo.
 
 
A literatura infantil, através da ludicidade, contribui para interpretação de conteúdos emocionais, valores culturais, ensinamentos éticos e sociais. É extremamente importante que ela faça parte do cotidiano da criança para que todas essas questões sejam exploradas de forma natural e fluida.
 
 
A leitura deve ser prazerosa
 
 
Muitas pessoas afirmam que não gostam ou não conseguem ler porque acham chato e cansativo.
 
 
Isso acontece porque elas tendem a colocar os livros como uma obrigação e não como um costume ou divertimento. Por isso, a leitura deve ser associada a momentos de lazer, sem cobranças ou imposições. Assim, o ato de ler será associado ao prazer, e torná-lo um hábito será muito mais fácil.
 
 
Vejas alguns títulos para leitura de acordo com a faixa-etária
 

Idade: Bebê a 2 anos

 

Uma lagarta muito comilona

 

Popular entre crianças muito novas, o livro desenhado de Eric Carle ensina a memorizar os dias da semana e a contar de 1 a 10, além é claro de trazer algumas informações científicas sobre uma lagarta que come de tudo.

 

Muito cansado e bem acordado

 

Ideal para fazer o pequeno pegar no sono, o livro da Companhia das Letrinhas narra a história de um porco-espinho, uma raposa, um burrico, um pelicano, um jacaré e uma raposa. 28 páginas de diversão!

 

Idade: 3 a 5 anos 

 

 

Turma da Mônica – contos de Andersen, Grimm e Perrault

 

Grande parte das histórias clássicas de princesas estão reunidas nesta edição da Turma da Mônica. Maurício de Sousa conta as histórias dos personagens de Andersen, Grimm e Perrault e rende horas e horas de diversão.

 

Roverando

 

Quando tinha 4 anos, o filho de J. R. R. Tolkien, Michael, perdeu seu cachorro de brinquedo. Como solução, o escritor britânico desenvolveu a história de Rover, um cão real que é transformado em um brinquedo. O resultado dessa iniciativa se encontra em Roverando!

 

Idade: 6 e 7 anos

 

O Pequeno príncipe

 

Um dos maiores clássicos infantis da história, O Pequeno Príncipe foi considerado pelo jornal francês Le Monde o 4º livro do século XX. A obra de Antoine de Saint-Exupéry conta a história de um piloto que cai no deserto do Saara e encontra um jovem príncipe que lhe apresenta uma jornada de muitas reflexões e descobertas pelo universo.

 

Turma da Mônica – Lendas Brasileiras

 

Ótima obra para se apresentar as figuras do folclore brasileiro. Turma da Mônica – Lendas Brasileiras reúne lendas como a do Saci, Curupira, Boitatá, entre outras. Tudo com uma história leve e repleta de belas ilustrações. Confira!

 

Idade: 8 a 12 anos 

 

Box Alice No País Das Maravilhas E Alice Através Do Espelho + Alice Para Colorir

 

A coleção dos livros de Lewis Carroll apresenta as aventuras fantasiosas de Alice, além de vir acompanhado de um livro para colorir. Edição completa e com ilustrações muito fofas.

 

Viagem ao Centro da Terra 

 

Uma das maiores histórias de Jules Verne, A Viagem ao Centro da Terra é uma grande obra de ficção científica. No livro, o autor narra a aventura do professor e geólogo Otto Lidenbrock, seu sobrinho Axel e o guia Hans por cenários históricos das profundezas do planeta. Edição ilustrada e comentada da editora Zahar.

 

O Hobbit

 

Você sabia que o início da história de Bilbo Baggins foi escrito por Tolkien para os seus filhos? Pois bem, o resto é história e o livro se tornou uma dos maiores clássicos da literatura infantil. Com uma trama muito divertida, O Hobbit ensina um pouco sobre coragem.

 

Crônicas de Nárnia 

 

Volume único da série de C. S. Lewis, Crônicas de Nárnia apresenta diversas histórias diferentes que se passam no reino criado pelo autor. Animais falantes, muita magia e até um guarda-roupa misterioso — tem um pouco de tudo.

 

 

FONTES: JOVENS NERDS  E EDITORA PET

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS