LITERACIA FAMILIAR: MEC inicia trabalho para envolver os pais no incentivo à leitura dos filhos

Para os técnicos que idealizaram o projeto, é importante interagir durante a contação de histórias, ler em voz alta e olhar olho no olho da criança

LITERACIA FAMILIAR: MEC inicia trabalho para envolver os pais no incentivo à leitura dos filhos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Incentivar a leitura no seio familiar é o objetivo do programa “Conta Pra Mim”, do Ministério da Educação. Para tanto, estão disponíveis no portal do órgão vários vídeos e uma cartilha em PDF direcionando os pais como realizarem essa tarefa e ajudar na alfabetização dos pequenos.

 

Para o Ministério da Educação, é nesse ambiente familiar e de afeto que a alfabetização das crianças começa a dar os primeiros passos.

 

Para os técnicos que idealizaram o projeto, é importante interagir durante a contação de histórias, ler em voz alta e olhar olho no olho da criança. “São gestos simples, mas capazes de influenciar significativamente no desenvolvimento intelectual já na fase pré-alfabetização, antes do começo das primeiras aulas na escola”.

 

A literacia familiar, como é chamada a técnica, é aplicada no dia a dia, na convivência entre pais e filhos. Meninos e meninas que são estimulados desde cedo à leitura e à brincadeira dentro de casa tendem a chegar mais aptos e habilidosos nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

Entre as orientações contidas no guia estão:

 

  • Interpretação verbal: aumentar a quantidade e a qualidade dos diálogos com as crianças;
  • Leitura dialogada: interagir com a criança durante a leitura em voz alta, fazendo, por exemplo, perguntas sobre a história em si;
  • Narração de histórias: interagir com as crianças durante a contação de histórias;
  • Contatos com a escrita: familiarizar as crianças com a escrita;
  • Atividades diversas: jogar, brincar, cantar tocar instrumentos musicais, dançar, entre outros;
  • Motivação: aumentar a motivação das crianças em relação à leitura e à escrita

 

Recursos

 

Para além do conteúdo virtual, o MEC vai destinar R$ 45 milhões para implantar o “Cantinho Conta pra Mim” em 2020. São cinco mil espaços que serão criados em creches, pré-escolas, museus e bibliotecas, até o fim do ano que vem, para receber as crianças e ensinar os pais a praticar as técnicas de literacia em casa.

 

BAIXE O GUIA EM PDF 


VEJA OS VÍDEOS DE ORIENTAÇÕES 

 

Fonte: MEC

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS