PROGRAMAÇÃO: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

Projeto Cultural para o nosso estado está pronto e disponível nas pastas afins

PROGRAMAÇÃO: Confira a coluna

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Governo de Rondônia exonera a diretora do Museu da Memória de Rondônia, Ednair Nascimento – Morena da Cultura como ficou conhecida no movimento cultural.

 

*********

 

Acontece que Ednair está grávida de OITO MESES. Pode isso senhores do Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e Federal?

 

********

 

Aliás, se não estou enganado, o governo praticou dois erros.

 

*********

 

Primeiro – Em tempo de eleição não se contrata e nem se demite funcionário público.

 

*********

 

Segundo – Mulher grávida também não deve ser demitida. No caso da Ednair, pelo visto, não é funcionária de carreira e sim apenas exercia Cargo Comissionado, não sei é correta a exoneração.

 

*********

 

Segundo consta nas redes sociais, a exoneração foi em virtude de uma entrevista a um site de noticias, na qual Ednair revela que o museu que funciona no palácio que até bem pouco tempo era a sede do governo estadual, enfrenta problemas estruturais.

 

*********

 

Quer dizer, nesse caso, quem fala a verdade é punido com a exoneração.

 

********

 

Tenho certeza, que o governador Daniel assinou a portaria exonerando a Ednair, sem saber o que estava assinando. Algum puxa saco, colocou o documento no meio de outros documentos e ele passou a caneta. Se foi através da SEI aí é não leu mesmo.

 

*********

 

Isso é apenas uma suposição minha, Vai que ele não gostou mesmo do que a “Morena da Cultura” declarou na entrevista e a exonerou consciente.

 

*********

 

Quem deve estar “porraqui” com essa atitude do governador, é a professora Nazaré Figueiredo da Silva. Ednair era e é sua pupila.

 

*********

 

Eita SETE de outubro que não chega!

 

********

 

Se uma “tapa na cara” pode tirar um político de destaque do páreo, no próximo pleito. Imagina uma exoneração dessas!

 

********

 

Por falar em política administrativa, lembro que o tempo é de política partidária.

 

*********

 

Sendo assim, vamos puxar a brasa para o segmento cultural e turístico, que é a nossa praia.

 

*********

 

Quantos candidatos temos nesse naipe. Posso dizer que em Porto Velho quem defende os movimentos culturais e por isso merece nossa consideração, é a candidata a deputada estadual Luciana Oliveira.

 

*******

 

No segmento do turismo temos dois nomes: Julio Olivar que foi superintendente da Setur até o último dia permitido para os candidatos a candidatos permanecerem nos cargos. Júlio fez muito pelo turismo de Rondônia.

 

********

 

Outra cabra bom, tanto para o turismo como para a Cultura é o Julio Cezar Siqueira que até pouco tempo, era o subsecretário municipal de turismo. Todo mundo elogia o trabalho que o Julio fez na Semdestur.

 

********

 

Ele não ficou apenas na áreas do turismo, colaborou muito com eventos culturais.

 

*********

 

Todos os arrais juninos, contaram com o apoio do Julio Cezar, inclusive o Flor do Maracujá. Os grupos folclóricos também contaram com o apoio do Julio da Semdestur. Por isso, ele será muito importante para o segmento, se for eleito deputado estadual.

 

*********

 

Não estou declarando voto pra ninguém, apenas estou alertando que precisamos contar na Assembléia Legislativa com uma bancada cultural e para isso, os candidatos citados acima são confiáveis.

 

********

 

Por falar nisso, alguns candidatos ao governo do estado, têm me ligado para participar da elaboração de seus Projetos Culturais.

 

********

 

Devo lembrar a todos os candidatos a governador do estado de Rondônia, que o Projeto Cultural para o nosso estado está pronto e disponível nas pastas afins;

 

*********

 

Basta o governador eleito, colocar em funcionamento o Sistema Estadual de Cultura com seu Conselho e Fundo de Cultura e pronto.

 

*********

 

O SEC  é Lei aprovada pelos deputados e sancionada pelo governo.

 

*********

 

É só colocar em prática. Será que vão me demitir por falar sobre o Sistema de Cultura?

 

 

Peça As Mulheres do Alua

Hoje no Palco Giratório

 

O Projeto Palco Giratório apresenta nesta sexta feira 14, em Porto Velho (RO), os espetáculos “Concerto em Ri Maior” e “As Mulheres do Aluá”.

 

A comédia musical “Concerto em Ri Maior”, será apresentada em duas seções (16 e 19 horas), na Lona do Palhaço Biribinha armada no Parque da Cidade nas proximidades do Porto Velho Shopping com entrada pela rua Calama.

 

Essa comédia musical surgiu em 2005 a partir de jogos de improvisação do palhaço com a música. O maestro e palhaço Wilson Chevenco, de origem russa, apresenta um concerto e, já que não fala português, conta com a ajuda de seu fiel amigo Sarrafo, para ser compreendido pela platéia. O concerto conta ainda com um coral, integrado pelo público. O espetáculo tem muita música – com vários instrumentos, como piano, violão, acordeom, gaita, castanholas e harmônicas -, dança, improvisação e participação da platéia. A primeira seção começa às 16 horas e a segunda às 19 horas com entrada franca.

 

 

Mulheres do Aluá

 

A peça do grupo O Imaginário está correndo o Brasil através do Projeto do Sesc Palco Giratório e chega a Porto Velho terra onde viveram as Mulheres cujas histórias pesquisadas pela escritora e poeta Nilza Menezes aconteceu, no tempo das diversas tentativas da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

 

 

Sinopse

 

Mulheres de diferentes épocas que foram condenadas, num período em que o pensamento-homem é que determinava a condição de cada uma delas. Com histórias marcadas pelas violências e pelas dificuldades enfrentadas em um ambiente hostil e opressor do passado na Amazônia. Uma investigação cênica que coloca em foco a relação de gênero e o universo feminino. Quem são essas mulheres?

 

Grupo O Imaginário

 

Fundado com o objetivo de pesquisar e investigar as diversas linguagens artísticas, este grupo é dirigido pelo ator e diretor Chicão Santos, que trouxe para o panorama amazônico um jeito inovador e transgressor de pensar o fazer teatral. Em seus trabalhos sempre busca discutir a relação do público, do teatro e da cidade. Já no seu espaço, o Tapiri, investe na qualificação artística e nas trocas em busca de uma biopolítica para a Amazônia.  

 

Pensamento Giratório

 

Uma reflexão sobre o gênero feminino na produção teatral na Amazônia – a mulher na cena.  A idéia é ter em cada conversa as mulheres que integram o elenco, para expor seus pontos de vista a respeito do tema em questão. Além da participação dos artistas, a partir da experiência da peça, o público será convidado a expor suas experiências pessoais.

 

Ficha Técnica

 

Elenco: Agrael de Jesus, Amanara Brandão, Flávia Diniz e Zaine Diniz.

Dramaturgia: Euler Lopes Teles

Pesquisa: Chicão Santos e Nilza Menezes

Concepção de figurino: Zaine Diniz

Concepção cenográfica e luz: Chicão Santos

Execução de cenário: Ismael Barreto

Operação de luz: Edmar Leite

Operação de som: Chicão Santos

Preparação das bebidas (Aluá e Chicha): sacerdotisa Yakolecy e

Arlete Cortez.

Músicas – Mãe Preta Grupo Minhas Raízes e Aluá de autoria de Silvio M. Santos (Zekatraca)

Participação musical: As Pastoras do Asfaltão.

Preparação de dança: Cristina Pontes

Preparação de voz: Marcos Grutzmacher

Fotografia: Leonardo Valério

Assessoria de imprensa/comunicação; Eliane Vianna

Assessoria de redes sociais: Luísa Costa

Produção e direção: Chicão Santos

 

 

TÉCNICA

 

Maestro realizará workshop de

canto coral em Porto Velho

 

O Maestro Zacarias Fernandes, importante nome para o movimento coral brasileiro, estará em Porto Velho, no próximo sábado (15), para realizar workshop de canto coral, das 9h às 17h, no Teatro Banzeiro.

 

A reunião é voltada para regentes de coros, coristas e músicos que trabalham com o formato de música em grupo, abordando assuntos relacionados a técnica vocal coral e técnica vocal para solista.

 

Zacarias Fernandes é pós-graduado em Educação e licenciado em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade Federal do Amazonas e atuou como regente em 21 estados brasileiros, em especial o Festival Nacional de Coros, membro fundador da Associação Brasileira de Regente de Corais, além de preparar o coro Festival Amazonas de Ópera.

 

As inscrições têm custo de R$ 30,00 e podem ser feitas online, basta preencher a ficha de inscrição no link: http://bit.ly/2QoO22k

 Para mais informações: (69) 99379-6458 ou cantadoproducao@gmail.com (Fonte - Rondoniaovivo) 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS