Para Ivete dos Santos, gerente de Inclusão Produtiva e Economia Solidária da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), a oficina vai além de uma capacitação, pois a geração de renda traz uma nova perspectiva na vida das famíl
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O governo de Rondônia realizou de 5 a 10 deste mês, no município de Presidente Médici, a Oficina de Arte e Ecodesigner em Pneus, com o objetivo de promover a geração de emprego e renda da famílias que trabalham com recicláveis.
Para Ivete dos Santos, gerente de Inclusão Produtiva e Economia Solidária da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), a oficina vai além de uma capacitação, pois a geração de renda traz uma nova perspectiva na vida das famílias.
A Oficina de Arte e Ecodesigner em Pneus foi uma demanda criada pelo município onde foram qualificadas 25 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre os participantes estavam catadores e famílias de baixa renda. Com isso, o governo busca fazer a inclusão social, educação ambiental e a geração de emprego e renda aos mais necessitados.
Segundo a instrutora da oficina, Flávia Iraiore, a inclusão está na forma de empreender o que saiu da oficina. “Nós levamos técnicas básica sobre como transformar o lixo em luxo. O que vimos foram pessoas cheias de vontade de inovar suas vidas, isso é gratificante”, disse.
Preocupada com a continuidade do projeto de inclusão produtiva, a gerência criou micros projetos do Lixo ao Luxo com o objetivo de sensibilizar ecologicamente através da educação ambiental e economia solidária as famílias de catadores e outros públicos em vulnerabilidade e, consequente, promover a reciclagem de pneus como uma ferramenta de arte e ecodesigner em pneus.
Segundo Ivete dos Santos, essa oficina será estendida aos 52 municípios rondonienses através de solicitação junto à Seas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!