Governo é parceiro no II Festival de Arte e Cultura da Unir

Governo é parceiro no II Festival de Arte e Cultura da Unir

Governo é parceiro no II Festival de Arte e Cultura da Unir

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O Governo de Rondônia é parceiro no II Festival de Arte e Cultura da Universidade Federal de Rondônia, que acontece de 27 a 30 de abril, com diversas atividades de arte e cultura em vários espaços na cidade de Porto Velho.

Dentre os espaços onde acontecerão as atividades estão o Palácio da Memória Rondoniense e a Casa de Cultura Ivan Marrocos, ambos administrados pela Superintendência de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). O superintendente Rodnei Paes destacou a importância da parceria com a universidade em promover espaços de discussão para políticas públicas da cultura. “Estamos nos aproximando da comunidade acadêmica para fortalecer o desenvolvimento da cultura em nosso Estado”, frisou.

Nos espaços cedidos pela Sejucel irão acontecer oficinas, exposições, intervenções poéticas, sarau e minicursos. O Museu Palácio da Memória Rondoniense terá a exposição “Arpilleras: bordando a resistência”, que teve peças expostas ano passado no Memorial da América Latina. Arpilleras é uma técnica de bordado desenvolvida durante o golpe militar do Chile, em que as mulheres encarceradas usavam como forma de denuncia dos crimes cometidos nas prisões. Com a apropriação desta técnica, as mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB tem usado como forma de resistência, denuncia e resgate de sua dignidade.

Para a Diretora do Museu, Ednair Rodrigues do Nascimento, a ocupação do espaço por um movimento social, abrigando um trabalho de bordados feitos por mulheres tem uma grande importância na apropriação de um espaço cultural. “Além da beleza do bordado o trabalho Arpilleras: bordando a resistência nos leva a fazer uma reflexão sobre a vida das mulheres atingidas diretamente ou indiretamente pelas barragens”, ressaltou.

EDITAIS

Rodnei Paes informou ainda que além das parcerias para fomentar e cultura no Estado, a Sejucel está trabalhando para lançar editais que contemplem projetos nas áreas da música, teatro, dança e audiovisual. “No próximo dia 3 vamos lançar o primeiro edital para área de música para os artistas locais. A política de editais é uma conquista deste governo, bem o Plano Estadual de Cultura, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa, no mês passado”, destacou.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS