Governo é parceiro no II Festival de Arte e Cultura da Unir
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Governo de Rondônia é parceiro no II Festival de Arte e Cultura da Universidade Federal de Rondônia, que acontece de 27 a 30 de abril, com diversas atividades de arte e cultura em vários espaços na cidade de Porto Velho.
Dentre os espaços onde acontecerão as atividades estão o Palácio da Memória Rondoniense e a Casa de Cultura Ivan Marrocos, ambos administrados pela Superintendência de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). O superintendente Rodnei Paes destacou a importância da parceria com a universidade em promover espaços de discussão para políticas públicas da cultura. “Estamos nos aproximando da comunidade acadêmica para fortalecer o desenvolvimento da cultura em nosso Estado”, frisou.
Nos espaços cedidos pela Sejucel irão acontecer oficinas, exposições, intervenções poéticas, sarau e minicursos. O Museu Palácio da Memória Rondoniense terá a exposição “Arpilleras: bordando a resistência”, que teve peças expostas ano passado no Memorial da América Latina. Arpilleras é uma técnica de bordado desenvolvida durante o golpe militar do Chile, em que as mulheres encarceradas usavam como forma de denuncia dos crimes cometidos nas prisões. Com a apropriação desta técnica, as mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB tem usado como forma de resistência, denuncia e resgate de sua dignidade.
Para a Diretora do Museu, Ednair Rodrigues do Nascimento, a ocupação do espaço por um movimento social, abrigando um trabalho de bordados feitos por mulheres tem uma grande importância na apropriação de um espaço cultural. “Além da beleza do bordado o trabalho Arpilleras: bordando a resistência nos leva a fazer uma reflexão sobre a vida das mulheres atingidas diretamente ou indiretamente pelas barragens”, ressaltou.
EDITAIS
Rodnei Paes informou ainda que além das parcerias para fomentar e cultura no Estado, a Sejucel está trabalhando para lançar editais que contemplem projetos nas áreas da música, teatro, dança e audiovisual. “No próximo dia 3 vamos lançar o primeiro edital para área de música para os artistas locais. A política de editais é uma conquista deste governo, bem o Plano Estadual de Cultura, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa, no mês passado”, destacou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!