Com a proposta de compor o circuito independente ativo de festivais de cinema, o 6° Curta Amazônia Mundi tem essa importância de está ampliando esse leque alternativo de exibição de filmes independentes do país, e tem a oportunidade de premiar gente que faz filmes, os profissionais de cinema.
Os cineastas que tem a idéia e concepção e de que caminhos terá o seu filme, quais os técnicos que estarão envolvidos nessa cadeia de produção no Cinema. Técnicos como atores e atrizes com suas técnicas de interpretações, os roteiristas que expressam seus conhecimentos e sentimentos na elaboração de um roteiro, o fotógrafo que tem uma missão importante que é conduzir uma ou várias cenas e suas seqüências de planos, o compositor musical que é o responsável pela trilha musical do filme, o montador que irá dar o corpo e finalização do filme de acordo com o roteiro juntamente com o diretor geral.
O menu de premiações do Festival de Cinema em Porto Velho é distribuído assim, melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor montagem, melhor direção de arte, além de premiação exclusiva aos formatos dos filmes, como o melhor filme do festival, melhor longa metragem, melhor curta metragem, melhor média metragem, e melhor vídeo clipe. Temos também as premiações especiais e regionais, como melhor produção amazônica, melhor produção rondoniense, prêmio júri popular e menção honrosa.
6° Curta Amazônia Mundi promovendo o cinema independente com o apoio da Imprensa rondoniense, o apoio de entidades privadas Fórum dos Festivais, ABD Rondônia, Sítio do Chicão de Guajará Mirim, Delícias D’aki, o patrocínio cultural dos Refrigerantes Tupi, Sesc/Fecomércio, Secel e Setur/Governo de Rondônia, Funcultural de Porto Velho, a realização é privada e independente da Associação Curta Amazônia e colaboradores.