A personagem “Zulmira” (interpretada por Fernanda Montenegro) que é uma velha prostituta, um dia ela acorda obcecada com a idéia de que vai morrer.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O filme média metragem "A dama do Estácio", que tem no papel principal a atriz global e premiadíssima Fernanda Montenegro, será exibido na Mostra Competitiva na Unir/Centro dia 11 de agosto a partir das 19 horas, quando começa a quinta edição do Curta Amazônia em Porto Velho.
![]() |
A personagem “Zulmira” (interpretada por Fernanda Montenegro) que é uma velha prostituta, um dia ela acorda obcecada com a idéia de que vai morrer. Ela precisa de um caixão... Elenco que se estende nesse filme, além de Fernanda Montenegro, temos a participação de atores consagrados como Nelson Xavier, Joel Barcellos e Rafael Souza Ribeiro. A direção desse filme é Eduardo Ades, uma ficção de 22 minutos, produzida em 2012 no Rio de Janeiro – RJ.
Na linha de curta metragem em destaque na abertura do Festival é o filme “Se eu demorar uns meses”, de Giovanni Franscischelli e Lívia Perez, doc, 15’, 12 anos, 2013, São Paulo – SP, documentário poético sobre o ambiente prisional do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), uma força policial especializada em crimes políticos. O filme é inteiramente baseado em relatos de presos políticos opositores ao regime militar Brasileiro.
![]() |
Na sessão de longa metragem super importante que também estará na abertura do Festival é o documentário,“Amazônia Desconhecida”, uma produção paulista, dos diretores Eduardo Rajabally e Daniel Augusto, longa de 71 minutos, produção de 2010. A Amazônia é um dos lugares mais famosos do mundo e, curiosamente, um dos menos conhecidos. Em meio a tanta informação, o documentário AMAZÔNIA DESCONHECIDA se propõe a uma difícil missão: Buscar as verdades existentes, entendendo alguns mitos e levando ao público um retrato atual da maior floresta tropical do planeta. AMAZÔNIA DESCONHECIDA dará voz aos agentes deste incrível quebra-cabeça. Sem preconceitos e verdades pré-estabelecidas, o filme parte em busca da Amazônia brasileira no século XXI e adentra essa complexidade a partir da diversidade da sua população. Ribeirinhos, trabalhadores da Zona Franca, garimpeiros, pecuaristas, madeireiros, indígenas, escritores, empresários, cientistas, agentes do Governo, entre outros, são entrevistados com o objetivo de apresentar uma visão ampla sobre o tema e abrir espaço para que muitas vozes sejam ouvidas.
![]() |
Que reporta na grande São Paulo do século XXI, personagens de graffiti dançam uma canção dos anos 1950. E outro destaque é a produção paraense “Turma do Jambu – Seu Lobo”, de José Paulo Vieira da Costa, animação, 3’25´´, Belém – PA, onde a Turma do Jambu é formada por crianças que moram na periferia, pertencentes as classes C, D e E. Essa turma mostra à criançada do Brasil de hoje que através deste filme têm-se a oportunidade de, pela primeira vez, ser retratada em formato de animação, o jeito que enxergam o mundo e o modo criativo de reinventar a realidade, às vezes muito dura, com brincadeiras e muita fantasia.
![]() |
Na mostra de segunda ainda destacamos os filmes: “Balatais de Saudade”, de Gavin Andrews, média, doc, 44’, 2013, Macapá – AP. “O turista – Sad Nessie”, de Michelle D´Amico Cafeu e Cleiton Cafeu, animação, curta, 1’43´´, livre, 2014, São Paulo – SP. E o vídeoclipe “Cultura raiz, semente digital”, de Angélica Rodrigues, clipe, 4’30´´, livre, 2013, Curitiba – PR.
Não é somente atrizes conceituadas que prestigiam o público rondoniense, a mostra de filmes traz diversos atores renomados nessa edição, exemplo do Raul Gazolla que contracena com a atriz Rayanne Morais no longa metragem “Os tubarões de Copacabana”, de Rosário Boyer, ficção, longa, 100’, 2014, Rio de Janeiro – RJ, onde um trágico acidente, envolvendo o Presidente da República, reúne um grupo de surfistas que a vida distanciara. “Os tubarões de Copacabana” é uma história de amizade e desencontro, de paixões turbulentas e esperanças perdidas, porque as mais perigosas, são as ondas da vida. Esse longa está programado para ser exibido na Unir/Centro dia 12 de agosto a partir das 19 horas.
A proposta de trazer filmes para Rondônia é também proporcionar e lançar novos talentos no mercado cinematográfico, atores, atrizes, diretores que passam pelos festivais de cinema. O glamour e sucesso vai de cada um, de cada época, de estar presente num grande filme de sucesso. E o Curta Amazônia é isso, traz na sua programação também filmes reflexivos sobre a AIDS, etnográficos, traz Cinema como entreter e aprender, filmes que conduzem a sociedade à pensar, e formar seus próprios conceitos e opiniões. Curta Amazônia é isso Cinema, reflexão, cultura e formação!
Importantes marcas rondonienses e nacionais participam e potencializam a produção cultural rondoniense, como os refrigerantes TUPI, Sesc Rondônia, Júnior Sun, as marcas públicas Universidade Federal de Rondônia/Unir, Secretaria Municipal do Meio Ambiente/Sema da PMPV, Biblioteca Municipal Francisco Meireles, Dade/Semed, as parcerias à nível nacional do curso de Roteiro de filmes: Canne, Fundaj, SaV, MinC, MEC, e apoio local da ABD seção Rondônia, Iphan Rondônia, Casa de Cultura Ivan Marrocos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!