Rio Madeira com Rio de Janeiro - Silvio Santos refaz trajetória do samba enredo rondoniense ao chorinho carioca.Hoje à noite o Mercado Cultural vai ruir com a cuíca e o violão vai chorar sem breque.
É o grande encontro da fina flor do samba com o consagrado compositor rondoniense, a prata da casa, Silvio Santos.O artista possui extenso trabalho e o mérito de ter escrito o primeiro samba enredo do Estado de Rondônia para uma escola de samba, décadas atrás.
E o projeto “A Fina Flor do Samba”, criado a partir da idéia do músico Ernesto Melo com o apoio da Fundação Yaripuna, já é tradicional nas noites de Porto Velho.
A iniciativa deste projeto possibilitou que talentos locais tivessem voz e proporcionou palco aos que desejavam revelar sua arte na música.
O compositor Silvio Santos destaca em entrevista ao Diário da Amazônia os aspectos importantes do seu trabalho como músico, apresentando ainda uma nova nuance artística em seu depoimento. Para ele: “um artista não pode ficar parado no seu tempo, ele tem de buscar novos desafios, senão a arte dele morre”.
D.A.: Silvio Santos, qual o comparativo que você faz do cenário da música rondoniense, especificamente o samba, com o resto do Brasil?
S.S.: Estamos no mesmo nível dos sambistas que se apresentam na Lapa carioca. A Fina Flor tem representantes dessa Lapa aqui e faz uma miscigenação musical muito rica.
D.A.: Você, mesmo reconhecidamente um artista de muitas facetas, e várias pessoas saberem como se envolveu na música, existe algo que o público ainda não saiba sobre seu trabalho?
S.S.: Na realidade eu gosto de testar minha capacidade musical constantemente. Comecei com o samba enredo e sempre fui me desafiando e incorporando novos ritmos desde bolero a reggae. Agora estou partindo para um novo estudo musical, o do rap.
D.A.: Por que do rap?
S.S.: Na minha idéia o rap é tal qual o repente nordestino e, na minha formação como amo de boi, a gente pratica o repente na hora da apresentação. Por isso para mim é natural. Transformar o repente em rap é só uma questão de colocação de ritmo e de frase.
D.A.: O que você preparou para o público esta noite?
S.S.: Separei dezoito músicas para cantar, todas de minha autoria. Eu farei uma viagem da minha história e minha raiz, no samba especificamente. Relembrando meu primeiro samba enredo, indo do chorinho ao samba-de-breque. Tendo o público e meus amigos por perto.
Vale à pena percorrer este passeio sonoro no Mercado Cultural e conhecer a trajetória deste artista com uma estrada floreada pelo samba.
SERVIÇO:
O que: Show “Silvio Santos com A Fina Flor do Samba”
Quando: 30.07, às 20h
Onde: Mercado Cultural
Mais Informações: (69) 9972 6624