Vamos nos reportar a 5ª Cultural do Basa que aconteceu é claro na quinta feira dia 24, no teatro Banzeiros em Porto Velho.
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Naquela noite a produção, nos presenteou com dois espetáculo musical que podemos desde já, considerar como dos melhores já apresentados pelo Projeto do Basa.
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O primeiro a ser apresentado foi o espetáculo musical “Sensíveis Partituras”.
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Esse show conta com as musicistas Silvia Freire (piano); Rosentary Abensur (flauta); Márcia Lima (violino) e Elaine Ciofi (cantora).
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O quarteto nos transporta ao século XIX, justamente diante da consagrada compositora Chiquinha Gonzaga.
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Com a cantora Eliane Ciofi mostrando numa interpretação maravilhosa a “Lua Branca”.
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As andorinhas integrantes do cenário criado pelo artista Geraldo Cruz nos ajudaram na viagem pelo túnel do tempo. Silvia Freira aproveitou a presença daquela “lua branca” e atacou de maxixe ritmo cuja dança era proibida na época de Chiquinha. Mesmo assim o Maxixe do Barradas ecoou pelo salão (auditório) e talvez por estarmos no “banzeiro” não conseguimos ficar parado mesmo estando sentado.
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O show não pode parar então a flautista Rose é convocada para mostrar algumas canções e chega com o Bem-Te-Vi Atrevido de Lina Pesce.
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A festa chega com a participação da violinista Márcia Lima que junta com Silvia e Rose mostram o ritmo que deu origem a tudo quanto é música brasileira o Lundu Carioca.
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É tempo de voltarmos aos nossos dias, o barco atravessa de volta o túnel do tempo, desce as cachoeiras do Madeira e chega ao Rio Negro aportando em Manaus terra da compositora Lindalva Luz.
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Aí, Paramos no encontro das águas e cantamos com a canção “Oração da Selva.
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As musicistas se despedem, deixando no ar aquele gostinho de queremos mais.
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As “Sensíveis Partituras” nos prepararam para receber com a sensibilidade aguçada o próximo espetáculo.
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Prisma Luminoso.
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Apesar de termos assistido o Bubu Johnson com o mesmo show musical sexta feira dia 18.
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A expectativa da superação do primeiro show era aguardada com ansiedade.
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Chega Genésio e se posiciona com seu cavaquinho, o mesmo faz Nicodemos e Júnior violão de sete e seus respectivamente.
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O outro Júnior o Lopes na bateria pede ao Sérgio mais som em seu retorno e então entra Bubu.
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Senta e confessa que está muito nervoso. “Pela primeira vez me apresento num teatro”.
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Sorriso para disfarçar a tensão, olha pro lado, faz um sinal para o Norman que quando “cresce aparece” e ataca.
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De Moleque do Areal e Serraria das Onze Horas, ambas as composição do Dada – Adaídes Santos.
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Não deu outra, o teatro quase vai abaixo com tantos aplausos.
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De repente o violonista Júnior estranha o gosto do líquido que lhe serviram no intervalo de uma música para outra. “È água!”.
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Gosto que foi confirmado pelo Bubu. “O pessoal do Basa joga pesado quando se trata de matar a nossa sede”.
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Aí acontece “o inesperado, o som colocado pela empresa Som da Terra dispara um ‘Apito”.
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Alguns da platéia em forma de “deboche” com a empresa responsável pela sonorização tentava acalentar o nervosismo do Bubu.
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“Calma Bubu é o apito da Serraria das Onze Horas”.
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O dono da aparelhagem e o técnico responsável pela sonorização, não conseguiam descobrir o motivo de tanto “Apito”, desesperado Serginho Santos dizia: “Já baixamos tudo e esse apito não para”.
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Isso nos leva a acreditar, que realmente a equipe responsável pela sonorização, não está à altura de um Projeto, como o 5ª Cultural do Basa.
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Apesar de todo o transtorno o Prisma Luminoso não perdeu o brilho.
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E o público, mais compreensivo do que o esperado, tenho a impressão que perdoou o vexame provocado pela empresa Som da Terra.
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Assim, Bubu prosseguiu e superou tudo, cantando e encantando os presentes com um repertório recheado de canções de compositores como Paulinho da Viola, Chico Buarque, Ney Lopes e outros.
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Para encerrar o Prisma Luminoso nos presenteou o solo do chorinho “Brasileirinho”.
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Que quinta feira, aquela passada do dia 24.