DIVERSÃO – Canal TCM apresenta nessa segunda o sucesso romântico “A Força do Destino” e o genial “Noivo Neurótico, noiva nervosa” – Confira críticas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O canal TCM (Canal 56/Sky - Via a Cabo/Canal 46) prossegue com sua programação especial intitulada: “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer”. São exibidos dois filmes por dia, sempre a partir das 22h00 (horário de Brasília) – aqui em Rondônia, em vista do horário de verão, a programação tem início às 20h00 -. Nessa segunda-feira (15) o grande sucesso romântico “A Força do Destino” e a genial comédia de Woody Allen, “Noivo neurótico, noiva nervosa”, são as atrações.
Confira matéria anterior clicando AQUI.
A FORÇA DO DESTINO – Por Marcos Souza
Destoando da seleção de filmes que estão sendo exibidos na seção “Que Você Deveria Ver Antes de Morrer”, “A Força do Destino” (An Officer and a Gentleman/1982), do diretor Taylor Hackford, é um drama romântico de rotina, sem muito o que acrescentar ao gênero, mas traz uma interpretação corajosa e notável do ator Louis Gossett Jr., que interpreta o sargento Emil Foley, um militar linha-dura que não poupa seus comandados de humilhações e provações que os levam ao limite da resistência física e psicológica.
O filme fora planejado para o ator John Travolta, que ainda recolhia os louros pelos megasucessos “Os Embalos de Sábado à Noite” (Stayng a live/1977) e “Grease – Nos Tempos da Brilhantina” (Grease/1978), mas Travolta acabou desistindo antes de iniciar as filmagens. Os produtores chamaram então Richard Gere, que já o havia substituído, muito bem, em “Gigolô Americano” (American Gigolo/1980). Justamente os dois filmes que fizeram de Gere um astro e atestou a derrocada na carreira de Travolta – em escolhas errada, jogando-o no ostracismo por um bom par de anos.
Aqui Richard Gere é Zack Mayo, um rapaz de família problemática, que viveu de forma independente e que quando garoto fora criado como marginal, sem muita perspectiva resolve se tornar um oficial da Marinha, para tanto, ele se alista no curso preparatório, que é comandado pelo sargento Foley, considerado o mais durão da academia. Mayo, porém, não consegue esquecer a sua vida pregressa nas ruas e resolve criar um “mercado negro” de favores para ajudar seus colegas. Nesse ínterim em um dos bailes que participa acaba conhecendo uma garota que sonha em se casar e formar família, Paula (Debra Winger), ao contrário dos planos de Mayo, que quer apenar se divertir.
Mas é a relação de ódio entre ele e o sargento Foley que o dirimi a uma mudança na sua vida, principalmente depois que o seu “serviço de ajuda alternativo” é descoberto pelo oficial e quando ocorre uma tragédia que mudará o seu conceito de vida perante o seu futuro. Restará a ele tentar compreender até onde o seu interesse por Paula o levará.
O filme foi um grande sucesso de bilheteria e recebeu dois Oscars: melhor Ator Coadjuvante (Louis Gossett Jr.) e melhor Canção Original ("Up where we belong"). Foi indicado em outras 4 categorias: melhor Atriz (Debra Winger), melhor Roteiro Original, melhor Edição e melhor Trilha Sonora.
Filme romântico e que não apresenta nada de original, mas tem boas interpretações e apesar do final óbvio e emocionante, vale para fãs de Richard Gere ou para conferir a interpretação brilhante de Louis Gosset Jr., que depois passaria anos a fazer filmes ruins.
Marcos Souza é editor-chefe do Rondoniaovivo e mantém os blogs Nada a Declarar e Transcosmopolitanationmix.
NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA – Por Humberto Oliveira
A obra prima incontestável de Woody Allen, Noivo neurótico, noiva nervosa (Annie Hall, 1977) é o cartaz desta segunda-feira (15) da sessão “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer” no Canal TCM. Allen co-escreveu o roteiro com Marshall Brickman, dirigiu e interpreta o papel principal nesta comédia hilariante onde contracena com a ótima Diane Keaton e Tony Roberts. Este filme manteve seu encanto, tornando-se um Clássico, em virtude da criatividade de Allen como diretor e da impecável genialidade de sua visão satírica.
Segundo o Time Magazine, Noivo neurótico, noiva nervosa é o “filme revelação de Woody Allen”. O longa-metragem ganhou quatro prêmios Oscar: Melhor filme, diretor, roteiro e atriz (Diane Keaton), estabelecendo Allen como um dos cineastas fundamentais do nosso tempo, um dos que melhor fotografou as loucuras da vida urbana, as complicações das relações amorosas e quase todos os aspectos da busca de amor e felicidade.
Alvy Singer (Allen) é um dos comediantes mais brilhantes de Manhattan, mas no quesito amor, sua atuação deixa muito a desejar. Um dia ele é apresentado por seu melhor amigo, Rob (Tony Roberts) a uma garota chamada Anne Hall (Diane Keaton), uma cantora de clubes noturnos, por quem o comediante se apaixona. Mas as inseguranças de Alvy acabam por minar o relacionamento, e Anne o deixa para recomeçar a vida, e quem sabe um novo amor em Los Angeles.
Uma comédia não pode ser mais engraçada do que Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. A verdade é que Woody Allen já fez muitos trabalhos geniais, mas esse título em particular ocupa um lugar de destaque na filmografia dele, por um motivo simples: a quantidade fenomenal de idéias boas e originais que ele conseguiu comprimir em apenas 93 minutos. É uma explosão de criatividade.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa foi o primeiro filme comercial em que o protagonista vira para a câmera e começa a conversar com a platéia. E isso é apenas uma das inúmeras ousadias narrativas. Woody Allen usa seqüências desenhadas, legendas para expressar os pensamentos dos personagens, telas divididas (o efeito split screen) em que os personagens “dialogam” sem saber. A quantidade de boas idéias é simplesmente inesgotável.
Para se ter uma idéia, em determinado momento do filme, o casal está parado na fila de um cinema e Alvy Singer começa a reclamar do sujeito atrás dele, um tagarela com mania de intelectual. O sujeito começa a citar as teorias do filósofo Marshall McLuhan, e aí é demais para Singer: ele sai da fila, protesta e traz o verdadeiro McLuhan para detonar os comentários do tal cara. “Você não entendeu nada do que eu escrevi”, dispara o filósofo. Simplesmente hilário. Para esta cena Allen convidou ninguém menos que o cineasta italiano Federico Fellini, que declinou. Outra participação é a do escritor Truman Capote interpretando um sósia dele mesmo.
Outra cena engraçadíssima a que Annie e Alvy visitam os respectivos analistas e descreve, cada um ao seu modo, uma determinada situação. Ou veja com cuidado a cena em que Singer (adulto) volta aos tempos da escola primária para conversar com os garotos que lhe perseguiam quando menino.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa definiu a persona cinematográfica de Woody Allen – o intelectual ácido, inseguro e hipocondríaco que ama Nova York, mulheres e jazz – e criou uma fonte em que praticamente quase todos os bons diretores cômicos passaram a beber. Este filme é notável também por ser um dos primeiros filmes de atores como Jeff Goldblum, Christhofer Walker, Beverly D’Angelo e Sigourney Weaver que aparece numa cena sem falas no final.
Inicialmente era intenção de Woody Allen fazer de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa um suspense com uma trama de romance no contexto da história. Durante a edição, ao conferir que as melhores cenas do filme eram as do romance, Allen decidiu transformá-lo em uma comédia romântica, fazendo então uma nova edição. Nos anos noventa, a idéia seria retomada no ótimo - Misterioso assassinato em Manhathan, onde Allen homenageia o clássico noir Dama de Xangai ao reproduzir a famosa seqüência dos espelhos do clímax do filme dirigido por Orson Welles.
Humberto Oliveira é jornalista e cinéfilo, mantém o blog ALMANAQUE.
PROGRAMAÇÃO:
1. "O expresso de Xangai" (Shanghai Express, 1932) - Segunda (1), 20h
2. "Juventude transviada" (Rebel without a cause, 1956) - Segunda (1), 21h25
3. "Um dia de cão" (Dog day afternoon, 1975) - Terça (2), 20h
4. "Diabo a quatro" (Duck soup, 1933) - Terça (2), 22h10
5. "O show deve continuar" (All that jazz, 1979) - Quarta (3), 20h
6. "O que terá acontecido a Baby Jane?" (What ever happened to Baby Jane?, 1962) - Quarta (3), 22h10
7. "Rio vermelho" (Red river, 1948) - Quinta (4), 20h
8. "Perseguidor implacável" (Dirty Harry, 1971) - Quinta (4), 22h15
9. "O ocaso de uma lenda" (This is Spinal Tap, 1984) - Sexta (5), 20h
10. "Vampiros de almas" (Invasion of the body snatchers, 1956) - Sexta (5), 21h30
11. "O barco – Inferno no mar" (Das boot, 1981) - Sábado (6), 20h
12. "O poderoso chefão" (The godfather, 1972) - Sábado (6), 22h30
13. "Os dez mandamentos" (The ten commandments, 1956) - Domingo (7), 20h
14. "Aventuras de Robin Hood" (Adventures of Robin Hood, 1938) - Domingo (7), 23h45
15. "Matar ou morrer" (High noon, 1952) - Segunda (8), 20h
16. "Confidências à meia-noite" (Pillow talk, 1959) - Segunda (8), 21h30
17. "Todos os homens do presidente" (All the president's men, 1976) - Terça (9), 20h
18. "Grande Hotel" (Grand Hotel, 1932) - Terça (9), 22h25
19. "Pacto de sangue" (Double indemnity, 1944) - Quarta (10), 20h
20. "A princesa e o plebeu"(Roman holiday, 1953) - Quarta (10), 21h55
21. "O enigma do outro mundo" (The thing, 1982) - Quinta (11), 20h
22. "Amargo pesadelo" (Deliverance, 1972) - Quinta (11), 21h55
23. "Agonia e glória" (The big red one, 1980) - Sexta (12), 20h
24. "O iluminado" (The shining, 1980) - Sexta (12), 22h
25. "Três homens em conflito - O bom, o mau e o feio" (The good, the bad & the ugly, 1966) - Sábado (13), 20h
26. "Os doze condenados" (The dirty dozen, 1967) - Sábado (13), 22h50
27. "A marca da maldade" (Touch of evil, 1958) - Domingo (14), 20h
28. "Os pássaros" (The birds, 1963) - Domingo (14), 21h40
29. "A força do destino" (An officer and a gentleman, 1982) - Segunda (15), 20h
30. "Noivo neurótico, noiva nervosa" (Annie Hall, 1977) - Segunda (15), 22h10
31. "Meu amigo Harvey" (Harvey, 1950) - Terça (16), 20h
32. "Um dia em Nova York" (On the town, 1949) - Terça (16), 21h50
33. "A conversação" (The conversation, 1974) - Quarta (17), 20h
34. "Galante e sanguinário" (3:10 to Yuma, 1957) - Quarta (17), 21h55
35. "O terceiro homem" (The third man, 1949) - Quinta (18), 20h
36. "No calor da noite" (In the heat of the night, 1967) - Quinta (18), 21h45
37. "Tootsie" (Tootsie, 1982) - Sexta (19), 20h
38. "Se meu apartamento falasse" (The apartment, 1960) - Sexta (19), 22h
39. "Os irmãos Cara-de-Pau" (The Blues Brothers, 1980) - Sábado (20), 20h
40. "O selvagem" (The wild one, 1954) - Sábado (20), 22h15
41. "Por quem os sinos dobram" (For whom the bell tolls, 1943) - Domingo (21), 20h
42. "O sol é para todos" (To kill a mockingbird, 1962) - Domingo (21), 22h40
43. "Entre dois amores" (Out of Africa, 1985) - Segunda (22), 20h
44. "Cupido é moleque teimoso" (The awful truth, 1937) - Segunda (22), 22h45
45. "O planeta proibido" (Forbidden planet, 1956) - Terça (23), 20h
46. "Dr. Fantástico" (Dr. Strangelove or: How I learned to stop worrying and love the bomb, 1964) - Terça (23), 21h45
47. "A felicidade não se compra" (It's a wonderful life, 1946) - Quarta (24), 20h
48. "A roda da fortuna" (The band wagon, 1953) - Quarta (24), 22h15
49. "Spartacus" (idem, 1960) - Quinta (25), 20h
50. "Frankenstein" (Frankenstein, 1931) - Quinta (25), 23h10
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!