O canal TCM (Canal 56/Sky) teve início na segunda-feira (01) a exibição de uma programação especial chamada: “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer”, que se encontra em sua segunda edição. São exibidos dois filmes por dia, sempre a partir das 22h00 (horário de Brasília) – aqui em Rondônia, em vista do horário de verão, a programação tem início às 20h00 -. Nessa terça-feira (02) os filmes são o drama policial “Um dia de cão” (1975) e a comédia burlesca “Diabo a quatro” (1933), com os Irmãos Marx.
Confira matéria anterior clicando AQUI.
Após ler as duas críticas de hoje, confira a lista dos filmes que serão exibidos dentro da programação.
FILME 1 - UM DIA DE CÃO – Por Marcos Souza
O filme do diretor Sidney Lumet (Rede de Intrigas – Network), “Um dia de cão” (A Dog Day Afternoon/1975), é um típico produto cinematográfico dos anos 70, no melhor sentido da expressão, trazendo até então o melhor ator de sua geração, Al Pacino, em plena forma, ele já era um astro consagrado após a sua elogiada interpretação como Michael Corleone nos dois filmes “O Poderoso Chefão” (1972 e 1974), de Francis Ford Coppola.
Baseado em fatos reais, o filme retrata um mal-fadado assalto a banco ocorrido em 1972, no populoso bairro do Brooklyn (Nova Iorque), quando dois assaltantes cometem uma série de erros primários e um roubo que deveria durar dez minutos acaba se prolongando por horas a fio, chamando a atenção da mídia de todo o país.
O mentor do assalto, Sonny (Al Pacino), planejou o roubo com a intenção de obter dinheiro para financiar a mudança de sexo de seu amante homossexual – lembre-se eram anos 70 e se quebravam paradigmas comportamentais e sociais, ainda que com certa resistência -, mesmo sendo casado e com filhos. Ao se manter dentro do banco com um grupo de reféns, Sonny acaba tornando a sua revolta com a sociedade em que vive num grito de resistência, uma palavra que tem a mídia entregue às suas ações e que aproveita o momento para tornar um “herói” da classe operária da comunidade, que desaprova as atitudes da polícia, obrigada a trabalhar conforme as decisões do assaltante.
Filmado de forma quase documental, não tem trilha sonora, às vezes com câmera direta, deixando os personagens fluírem de forma espontânea em momentos tensos, tornando tudo real. É um grande trabalho de Pacino e do diretor Sidney Lumet, que já haviam trabalhado antes no ótimo “Serpico” (1973).
Vale creditar a participação brilhante do ator Chris Sarandon, que faz o amante homossexual que quer mudar de sexo, Leon Shermer. O detalhe é que no diálogo travado entre os personagens de Pacino e Sarandon no telefone foi toda improvisada, mostrando a sintonia da direção com elenco, perfeita.
Esse é um dos filmes favoritos do diretor Quentin Tarantino, que não esconde sua influência no filme “Cães de Aluguel” (1992). Note também a participação do ator Lance Henriksen, como o policial Murphy, que é responsável pelo desfecho inesperado do filme. Lance depois se tornaria astro na série televisiva “Millennium” (de Chris Carter, o mesmo criador de “Arquivo X”), e ficaria famoso como o robô Bishop, de “Aliens – O resgate” e “Alien³”.
O ator John Cazale, que é o comparsa de Pacino no assalto, fez o seu irmão mais velho em “O Poderoso Chefão”, e era um grande amigo. Morreu precocemente de câncer no cérebro.
“Um dia de cão”, ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original (para Frank Pierson, que baseou o seu roteiro no artigo de P. F. Kluge e Thomas Moore), além de ter sido indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Al Pacino), Melhor Ator Coadjuvante (Chris Sarandon) e Melhor Edição.
FILME 2 - DIABO A QUATRO – Por Humberto Oliveira
Hoje os Irmãos Marx são desconhecidos do público atual, mais acostumado as caretas de Jim Carey, as bobagens escatológicas de American Pie ou o supra-sumo do besteirol como Quanto mais idiota melhor, Débi e Lóide, A Liga da Injustiça e Todo mundo em pânico, entre outros derivativos tão ruins quanto, porém, no seu tempo, os impagáveis Irmãos Marx faziam rir com suas gags inteligentes porém nada sutis tendo a frente Groucho, cuja marca registrada eram o bigode, o charuto e uma língua afiada, e seus irmãos Harpo, Chico e Zeppo, que juntos através de uma sucessão interminável de cenas e piadas que misturavam o nonsense, o absurdo, correria e peripécias, faziam o público gargalhar, mesmo muito depois do término da sessão. Bons tempos.
Justamente um ótimo exemplar da melhor fase dos Irmãos Marx será exibido a partir das 22h10 durante a sessão “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer”. Estou me referindo à comédia Diabo a quatro (Duck soup), realizada em 1933 pelo diretor Leo McCarey, talvez o único e melhor cineasta que soube, como ninguém, dirigir os Irmãos Marx.
Diabo a quatro traz o humor arrasador dos Irmãos Marx que misturam agressividade e falta de bom senso em doses cavalares. São tantas piadas, disparadas por eles como se fossem quatro metralhadoras giratórias. Sobra para todo mundo e nada fica de pé. Sutilezas não cabem nesta comédia maluca que certamente inspirou, claro que em menor proporção, pérolas como Professor Aloprado, de Jerry Lewis e Um convidado bem trapalhão, estrelada por Peter Sellers, e porque não dizer, Noivo neurótico, noiva nervosa, de Woody Allen, não por acaso fã confesso de Groucho Marx e do seu humor anárquico.
É difícil traduzir em palavras o roteiro do filme, tanto em sentido próprio quanto em sentido figurado, os diálogos, bem ao estilo cômico dos Marx, são igualmente intraduzíveis. Conhecidos como “os três mosqueteiros do Burlesco”, Groucho e demais estão em Diabo a quatro no apogeu de suas carreiras.
Destacamos pelo menos duas cenas antológicas: As confusões de Harpo com um bravo vendedor de sucos; a cena do espelho quebrado, orquestradas com maestria por um dos mestres da comédia americana – Leo McCarey. Apesar do sensacional Uma noite na ópera, nenhum outro filme estrelado pelos Irmãos Marx atingirá a mesma plenitude de Diabo a quatro, diversão garantida há mais de sessenta anos. Assista e confira.
Humberto Oliveira, jornalista e cinéfilo, mantém o blog ALMANAQUE.
PROGRAMAÇÃO:
1. "O expresso de Xangai" (Shanghai Express, 1932) - Segunda (1), 20h
2. "Juventude transviada" (Rebel without a cause, 1956) - Segunda (1), 21h25
3. "Um dia de cão" (Dog day afternoon, 1975) - Terça (2), 20h
4. "Diabo a quatro" (Duck soup, 1933) - Terça (2), 22h10
5. "O show deve continuar" (All that jazz, 1979) - Quarta (3), 20h
6. "O que terá acontecido a Baby Jane?" (What ever happened to Baby Jane?, 1962) - Quarta (3), 22h10
7. "Rio vermelho" (Red river, 1948) - Quinta (4), 20h
8. "Perseguidor implacável" (Dirty Harry, 1971) - Quinta (4), 22h15
9. "O ocaso de uma lenda" (This is Spinal Tap, 1984) - Sexta (5), 20h
10. "Vampiros de almas" (Invasion of the body snatchers, 1956) - Sexta (5), 21h30
11. "O barco – Inferno no mar" (Das boot, 1981) - Sábado (6), 20h
12. "O poderoso chefão" (The godfather, 1972) - Sábado (6), 22h30
13. "Os dez mandamentos" (The ten commandments, 1956) - Domingo (7), 20h
14. "Aventuras de Robin Hood" (Adventures of Robin Hood, 1938) - Domingo (7), 23h45
15. "Matar ou morrer" (High noon, 1952) - Segunda (8), 20h
16. "Confidências à meia-noite" (Pillow talk, 1959) - Segunda (8), 21h30
17. "Todos os homens do presidente" (All the president's men, 1976) - Terça (9), 20h
18. "Grande Hotel" (Grand Hotel, 1932) - Terça (9), 22h25
19. "Pacto de sangue" (Double indemnity, 1944) - Quarta (10), 20h
20. "A princesa e o plebeu"(Roman holiday, 1953) - Quarta (10), 21h55
21. "O enigma do outro mundo" (The thing, 1982) - Quinta (11), 20h
22. "Amargo pesadelo" (Deliverance, 1972) - Quinta (11), 21h55
23. "Agonia e glória" (The big red one, 1980) - Sexta (12), 20h
24. "O iluminado" (The shining, 1980) - Sexta (12), 22h
25. "O bom, o mau e o feio" (The good, the bad & the ugly, 1966) - Sábado (13), 20h
26. "Os doze condenados" (The dirty dozen, 1967) - Sábado (13), 22h50
27. "A marca da maldade" (Touch of evil, 1958) - Domingo (14), 20h
28. "Os pássaros" (The birds, 1963) - Domingo (14), 21h40
29. "A força do destino" (An officer and a gentleman, 1982) - Segunda (15), 20h
30. "Noivo neurótico, noiva nervosa" (Annie Hall, 1977) - Segunda (15), 22h10
31. "Meu amigo Harvey" (Harvey, 1950) - Terça (16), 20h
32. "Um dia em Nova York" (On the town, 1949) - Terça (16), 21h50
33. "A conversação" (The conversation, 1974) - Quarta (17), 20h
34. "Galante e sanguinário" (3:10 to Yuma, 1957) - Quarta (17), 21h55
35. "O terceiro homem" (The third man, 1949) - Quinta (18), 20h
36. "No calor da noite" (In the heat of the night, 1967) - Quinta (18), 21h45
37. "Tootsie" (Tootsie, 1982) - Sexta (19), 20h
38. "Se meu apartamento falasse" (The apartment, 1960) - Sexta (19), 22h
39. "Os irmãos Cara-de-Pau" (The Blues Brothers, 1980) - Sábado (20), 20h
40. "O selvagem" (The wild one, 1954) - Sábado (20), 22h15
41. "Por quem os sinos dobram" (For whom the bell tolls, 1943) - Domingo (21), 20h
42. "O sol é para todos" (To kill a mockingbird, 1962) - Domingo (21), 22h40
43. "Entre dois amores" (Out of Africa, 1985) - Segunda (22), 20h
44. "Cupido é moleque teimoso" (The awful truth, 1937) - Segunda (22), 22h45
45. "O planeta proibido" (Forbidden planet, 1956) - Terça (23), 20h
46. "Dr. Fantástico" (Dr. Strangelove or: How I learned to stop worrying and love the bomb, 1964) - Terça (23), 21h45
47. "A felicidade não se compra" (It's a wonderful life, 1946) - Quarta (24), 20h
48. "A roda da fortuna" (The band wagon, 1953) - Quarta (24), 22h15
49. "Spartacus" (idem, 1960) - Quinta (25), 20h
50. "Frankenstein" (Frankenstein, 1931) - Quinta (25), 23h10