Filme rondoniense participa da XIII Mostra de Cinema África de Barcelona

Filme rondoniense participa da XIII Mostra de Cinema África de Barcelona

Filme rondoniense participa da XIII Mostra de Cinema África de Barcelona

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A produção cinematográfica rondoniense ultrapassa fronteiras e ganha visibilidade e prestígio com a participação do documentário Quilombagem, de Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, na XIII Mostra de Cinema África de Barcelona que acontece de 6 a 13 de novembro de 2008. O filme é uma co-produção de Jurandir Costa, CL Vídeo Produções, Fundação Cultural Iaripuna, através de seu presidente Júlio Yriarte e Fundação Padre Anchieta - TV Cultura.

De acordo com Jurandir Costa o documentário foi convidado para participar da Mostra com o objetivo de representar o Ministério de Cultura do Brasil. “A Associação Cultural l'Ull Anònim trabalha a difusão do cinema africano na Espanha  e África e dedica especial atenção ao audiovisual afrolatinoamericano através a sua sessão Mama África com o objetivo de fomentar os encontros e projetos entre criadores latinos americanos e africanos”,explica.

Este projeto tem o suporte do Ministério do Exterior da Espanha (AECID), de Ayuntamiento de Barcelona e de Generalitat de Catalunya.
O documentário Quilombagem aborda o drama e a resistência de duas comunidades Quilombolas - Santo Antônio do Guaporé e Pedras Negras, situadas na fronteira do Brasil com a Bolívia, em plena floresta amazônica. O filme promove uma revisão histórica, contextualizando o drama diário das comunidades com a falta de transporte, acesso precário à saúde e educação, a tragédia das famílias que foram expulsas para as cidades mais próximas, e o conflito fundiário instalado pelo IBAMA, a partir da criação de uma reserva biológica no território quilombola.
 A Comunidade de Santo Antônio do Guaporé está situada numa área que atualmente é reserva biológica sendo que antes do governo criar esta reserva, eles já estavam lá. Já a comunidade de Pedras Negras, que também está numa reserva biológica criada pelo governo federal, tem uma estrutura melhor e bem diferente de Santo Antônio, pois eles exploram um castanhal e que somente agora as pessoas que ali moram se deu conta eles são donos e isso é mostrado no filme.
Quilombagem tem 52 minutos de duração e foi o vencedor do DOCTV III em Rondônia. A trilha sonora é do consagrado percussionista e compositor Nana Vasconcelos. O texto do poeta Carlos Moreira complementa o que não é dito pelas pessoas das duas comunidades captadas pela câmera de Auristênio “Filhão” Rodrigues e a edição de Gilmar dos Santos.
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS