Cinco dicas para ser mais produtivo no estudo online

Cinco dicas para ser mais produtivo no estudo online

Foto: Divulgação

Uma tendência que teve um crescimento exponencial no mercado educacional mundial nos últimos anos são as plataformas de e-learning, disponibilizadas pelas diferentes instituições de ensino.

 

Os ambientes virtuais de aprendizagem estão fazendo a diferença no futuro de muitas pessoas, permitindo a capacitação pessoal e profissional para quem tem uma agenda apertada e uma rotina corrida. Os espaços de Ensino à Distância (EaD) são certamente ótimas opções para quem procura flexibilidade de horário e ainda economizar tempo e dinheiro.

 

Fica claro que estudar online tem inúmeras vantagens. Entretanto, os alunos que optam por esse tipo de modalidade precisam ter uma disciplina muito mais rígida para não perder a capacidade de estudo, e diminuir tempo e estresse. Afinal, não adianta se matricular em algum curso, como os oferecidos pela Crehana premium, e não se dedicar exclusivamente a ele.

 

Por isso, vamos listar aqui 5 dicas essenciais para enfrentar o desafio da EaD e ter uma aprendizagem mais satisfatória através do estudo online. Veja o artigo até ao fim e tenha em mente os benefícios do Crehana Premium!

 

Estabeleça uma rotina de estudo

 

O compromisso e a organização são qualidades essenciais para que um aluno se de bem na aprendizagem online.

 

A rotina, no sentido geral, permite ter autocontrole e deixar a vida mais organizada. Assim, criar um planejamento de estudo torna o dia a dia mais funcional e evita o desgaste mental e emocional, fatores que podem ocasionar muito stress e desmotivação no aluno.

 

Por isso, manter um cronograma e programar um horário fixo para estudar, além de assistir as aulas ao vivo, é uma ótima dica facilitar à adaptação ao modelo online e garantir um excelente aproveitamento.

 

Nesse sentido, a procrastinação deve ser evitada ao máximo, porque acumular tarefas só traz stress, cansaço e prejudica os estudos. É preciso ter em mente que no ensino virtual existem prazos que devem ser cumpridos para alcançar o alvo maior, como terminar o curso.

 

Investir em um bom computador e na velocidade da internet

 

Para assistir às aulas virtuais, baixar arquivos pesados em pouco tempo e subir os trabalhos nas plataformas, como a Crehana brasil reviews, o aluno do EaD depende de alguns recursos e ferramentas técnicos e tecnológicos.

 

Um desses recursos é basicamente contar um bom computador que possa atender a essas necessidades, com capacidade de processamento e armazenamento relevante, além de autonomia de bateria para umas duas a quatro horas, caso precise assistir às aulas ou realizar atividades fora de casa, em algum local sem tomada.

 

Uma ligação estável à Internet que lhe permite consultar páginas como as Crehana brasil reviews é um fator chave para aqueles que querem estudar online a partir de casa.  As interrupções ou interrupções de serviço quebram a rotina e são a principal dificuldade em seguir as aulas de EaD. Neste sentido, a estabilidade é tão necessária como a velocidade, para evitar que as aulas em vídeo sejam bloqueadas e para evitar perder a proximidade com o professor.

 

 

A melhor maneira de verificar se a velocidade contratada é a requerida para aceder aos conteúdos sem problema é fazendo um teste. Nesse sentido, existem vários sites para testar a rede e ainda identificar o servidor mais próximo para realizar a avaliação com mais precisão.

 

 

Organizar o espaço de estudo

 

Um dos erros de que mais cometem os alunos na modalidade de ensino virtual é não contar com um espaço fixo e propício para o estudo.

 

Independente de se for no quarto, no escritório, ou na sala de jantar, o local e o ambiente de estudo em casa devem estar delimitados, bem-organizados e ser silenciosos. É importante se sentir confortável no local e evitar interrupções, mantendo – se possível – a porta fechada durante as aulas e na realização de atividades para evitar a circulação de pessoas.

 

Caso não for possível ter um ambiente exclusivo para o estudo, uma boa dica é avisar à família o horário de estudo, para evitar que interrompam o foco no meio da aula.

 

 

Manter a concentração

 

Outro fator que pode melhorar o desempenho dos alunos no ensino online é tentar manter a concentração evitando ao máximo todo tipo de distrações durante o horário de estudo.

 

Um bom ponto de partida para atingir esse objetivo é fechar as abas inecessárias do computador e manter-se longe dos aparelhos de TV e das notificações das redes sociais do celular, já que geralmente esse tipo de dispersão costuma consumir mais tempo do que o planejado, tirando rapidamente o foco das aulas e dificultando a compreensão dos assuntos.

 

Além de desativar as notificações do smarthpone, deixar ao alcance das mãos tudoo que vai ser preciso para a aula do dia, como aparelhos eletrônicos, bebidas e snacks, é indispensável para manter a concentração e não perder produtividade.

 

 

Estabelecer metas de estudo realistas

 

A última dica para estudar mais eficientemente na modalidade virtual é criar metas de estudo que sejam realistas. Sem objetivos simples e claros é mais difícil organizar as tarefas do dia a dia, que são as que levarão à conquista maior de terminar o curso e garantir o diploma.

 

Elaborar mapas mentais e cronogramas de estudo são pequenas ações que servem para obter mais motivação e aprender com qualidade. Comemorar o cumprimento dos objetivos, sejam de curto, médio, ou longo prazo, é o que fará ganhar força para continuar estudando. São algumas estratégias para estimular o ânimo do aluno, que nem sempre terá boa disposição para as aulas.

 

 

Algumas conclusões

 

Como foi visto, estudar em casa não é mais fácil: a modalidade de ensino online exige tanto compromisso quanto à presencial para ser bem-sucedida. Não adianta ter a intenção de fazer um curso virtual sem compromisso e motivação para conferir todo o material e cumprir com os prazos estabelecidos. Isso só ocasionará a reprovação do aluno, além da perda de tempo e dinheiro.

 

Se bem não existe uma fórmula pronta para melhorar o rendimento e se adequar à rotina de EaD, já que cada aluno é único e tem prioridades diferentes, o melhor caminho é se organizar, estabelecer metas e fazer ajustes até encontrar a maneira mais produtivade aproveitar os benefícios que essa modalidade traz.

Direito ao esquecimento

Você acredita que candidatos evangélicos são realmente ungidos de Deus ou são “ungidos” do pastor?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS