PREOCUPANTE: Entidades alertam para sucateamento do Programa Jovem Aprendiz

Texto altera a contagem de vagas reservadas aos colaboradores e é alvo de questionamentos no setor

PREOCUPANTE: Entidades alertam para sucateamento do Programa Jovem Aprendiz

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Lei do Aprendiz impõe que empresas de médio e grande porte devem reservar espaço para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, e sem idade máxima para os colaboradores com algum tipo de deficiência. A cota de vagas é de, no mínimo, 5% e de, no máximo, 15% do corpo da empresa.
 
A MP permite, entre as principais mudanças, que os aprendizes já contratados em caráter definitivo continuem entrando artificialmente no cálculo das cotas por 12 meses. Os jovens passarão a contar em dobro, e os contratos terão prazo de até quatro anos (o dobro do atual).
 
O CEO do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), Humberto Casagrande, ressaltou a preocupação na comissão de Educação da Câmara nesta semana.
 
“Depois de anos de esquecimento, o programa de aprendiz emergiu do debate nacional e torna contundente e protagonista. Tal fato se deve principalmente a todos os fatores antagônicos. O primeiro deles, vem aqui da câmara dos deputados, através do PL 6461, proposta por todos os líderes e relatado pelo deputado Marco Bertaiolli”, disse.
 
Outra preocupação do setor está nos artigos sete e oito da matéria, que descaracterizam o objetivo do programa e estabelecem a suspensão de multa para empresas que não estão cumprindo a cota obrigatória.
 
Quase meio milhão
 
De acordo com o Ciee, há mais de 400 mil jovens em todo país em cargos de jovens aprendizes. A MP é motivo de preocupação para os estudantes que sonham em conseguir um primeiro contato com o mercado de trabalho.
 
O número de vagas para aprendizes cresceu 6,35% no 1º trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021 — número ainda baixo frente às contratações de 2020, sendo o Ciee. A instituição afirma que tem acompanhado os números com ressalvas, já que a MP 1.116 e o Decreto 11.061 podem diminuir drasticamente as oportunidades para os aprendizes.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS