Inscrições encerram no dia 31 de agosto, palestras, mesa-redonda para debates e lançamento de livro fazem parte da programação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Entre os dias 19 e 20 de setembro de 2019, a partir das 19 horas, o auditório da Faculdade Uniron – Unidade Porto Velho Shopping será o palco do II Seminário de Jornalismo e Ciência na Amazônia. Para esta edição, o evento traz como temática “A pesquisa no foco da notícia”.
Palestras e composição de mesa-redonda para debater importantes temas que envolvem a mídia e a sociedade amazônica têm como propósito a contribuição para a formação do conhecimento de jornalistas, profissionais ligados ao Direito e Saúde, publicitários, pesquisadores, acadêmicos e professores universitários.
A eliminação do mosquito Aedes aegypt - o mesmo que transmite a dengue, chinkungunya, zika e a febre amarela – tem se tornado um desafio para Rondônia, por se tratar de uma região vulnerável à proliferação do vetor.
A forma como a imprensa tem divulgado essas doenças tropicais será tratada pela coordenadora de Comunicação Social do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, Raquel Aguiar. Jornalista e Doutora em Informação e Comunicação em Saúde, Raquel vai abrir o seminário com o tema: “Comunicar Zika: resultados de pesquisa e desafios da prática profissional”.
No segundo dia do Seminário, com a temática “Jornalismo e Direito: diálogos que promovem a cidadania”, o Juiz Federal Dimis da Costa Braga vai tratar sobre a relação entre a linguagem jurídica e o texto jornalístico, como ferramentas que promovem a cidadania.
E por fim, a mesa redonda composta pelos pesquisadores, Cristiane Paião, Simone Noberto, Elisângela Ferreira e Alexandre Dourado vai tratar sobre a importância da difusão da ciência na Amazônia.
Para o coordenador do evento, José Gadelha da Silva Júnior, essa será uma oportunidade para os profissionais da imprensa que tenham interesse em ingressar na pesquisa científica estabelecer os primeiros contatos com a academia, além de criar percepções mais aprofundadas a respeito dos fenômenos naturais e sociais que ocorrem na Amazônia.
Ao final do encontro será lançado o livro “A desterritorialização da comunidade ribeirinha de São Domingos em Porto Velho/RO: Uma análise dos discursos e suas subjetividades”. A obra é de autoria do jornalista José Gadelha da Silva Júnior e reúne resultados de pesquisa realizada no âmbito da construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no Rio Madeira, na capital rondoniense.
A publicação do livro é resultado de uma dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Rondônia - UNIR e foi contemplada no Prêmio de Literatura Rondoniense – 2017, Edital nº 02, Categoria Literatura Acadêmica, Governo do Estado de Rondônia/Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer - SEJUCEL.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!