Uma pesquisa internacional revelou que os professores no Brasil gastam, em média, 21% do tempo de aula tentando manter a ordem em sala. Na prática, a cada cinco horas de aula, uma hora é perdida apenas para chamar a atenção dos alunos.
O dado foi divulgado nesta segunda-feira (6) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por meio da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024.
Segundo especialistas, grande parte do mau comportamento dos alunos vem de casa, refletindo descuido na educação familiar. A falta de respeito em sala atinge tanto professores quanto colegas, prejudicando relações pessoais e atrapalhando o processo de ensino e aprendizagem.
O estudo evidencia que a indisciplina é um problema estrutural que exige atenção das escolas e das famílias para garantir um ambiente educativo mais produtivo e saudável.
Em 2023, mais de 150 mil professores da rede pública se afastaram por problemas de saúde mental, principalmente por estresse e cansaço emocional. A pressão, a falta de apoio e os baixos salários tornam a rotina escolar difícil, mostrando a necessidade de cuidar da saúde mental dos professores.