INGESTÃO: Descobertos nutrientes associados a envelhecimento cerebral lento

Novo estudo relaciona a velocidade do envelhecimento cerebral com os nutrientes em nossa dieta

INGESTÃO: Descobertos nutrientes associados a envelhecimento cerebral lento

Foto: Jim_Filim/DepositPhotos

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pesquisadores da Universidade de Illinois e da Universidade de Nebraska-Lincoln mapearam exames cerebrais em comparação com a ingestão nutricional de 100 voluntários com idades entre 65 e 75 anos.
 
Eles procuravam conexões entre certas dietas e o envelhecimento cerebral mais lento.
 
Após a análise, os pesquisadores identificaram dois tipos distintos de envelhecimento cerebral. O envelhecimento mais lento foi associado à ingestão de nutrientes semelhante aos que você obteria da dieta mediterrânea. Vários estudos já demonstraram que esta é uma das melhores para nossos corpos.
 
É importante ressaltar que os pesquisadores não confiaram nos participantes do estudo para relatar suas dietas.
 
Em vez disso, eles analisaram amostras de sangue para procurar biomarcadores de nutrientes: evidências científicas sólidas sobre o que esses idosos estavam comendo e bebendo.
 
 
Nutrientes benéficos para o cérebro
 
Ácidos graxos, como aqueles em peixes e azeite de oliva, e antioxidantes como vitamina E, presentes em espinafre e amêndoas, estavam entre os biomarcadores benéficos identificados.
 
Carotenoides, pigmentos vegetais encontrados em cenouras e abóboras, também apresentaram benefícios.
 
Outro biomarcador benéfico associado ao envelhecimento mais lento nesta pesquisa foi a colina, que está presente em altas concentrações em gemas de
ovos, vísceras e soja crua.
 
Os pesquisadores avaliaram o envelhecimento cerebral por meio de exames de ressonância magnética cerebral e avaliações cognitivas.
 
A equipe examinou simultaneamente a estrutura, a função e o metabolismo do cérebro, demonstrando uma ligação direta entre essas propriedades
cerebrais e as habilidades cognitivas.
 
Embora a pesquisa não seja abrangente o suficiente para provar causa e efeito, um estudo de 2023 já teve conclusão semelhante. Na época, pesquisadores também encontraram uma conexão entre a dieta mediterrânea e menor declínio cognitivo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS