Cientistas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, anunciaram uma descoberta surpreende: um oceano subterrâneo localizado a aproximadamente 700 quilômetros de profundidade, sob a crosta terrestre.
A pesquisa, que foi publicada na revista Science, tem como perspectiva de ocasionar uma revolução acerca da origem e a movimentação da água na Terra. De acordo com as teorias geológicas predominantes, acreditava-se que a maior parte foi trazida por cometas que colidiram com o planeta em seus estágios iniciais.
Todavia, esta nova pesquisa indica que um vasto reservatório de água já poderia estar presente nas profundezas do planeta. No lado subterrâneo, a água estaria integrada a minerais sob condições extremas de pressão e temperatura, teria contribuído para o surgimento dos oceanos.
Existem duas teorias principais sobre a origem da água que formou esses elementos: a Hipótese do Bombardeio de Cometas e Asteroides, que sugere que a maior parte da água da Terra chegou através de cometas e asteroides ricos em gelo que bombardearam o planeta.
A outra é a Desgaseificação do Manto Terrestre, que sugere que a água já estava presente nos minerais da Terra primitiva e foi liberada através da atividade vulcânica e do processo desgaseificação do manto terrestre.