FAZ TEMPO: Pegadas confirmam que humanos pisaram na América antes do imaginado

A datação das pegadas foi dada por conta do radiocarbono de sementes antigas da planta aquática

FAZ TEMPO: Pegadas confirmam que humanos pisaram na América antes do imaginado

Foto: USGS / Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Parque Nacional de White Sands, localizado no Novo México, nos Estados Unidos, é famoso por reunir a maior coleção de pegadas da Era do Gelo do mundo todo. A localidade possui as pegadas mais antigas já descobertas na América do Norte, e agora se sabe que elas datam uma idade entre 21 mil e 23 mil anos.
 
Essa temporalidade era desconhecida até 2021, quando um estudo afirmou que as pegadas fossilizadas no solo do parque podem ter sido feitas até 23 mil anos atrás. Antes disso, acreditava-se que os humanos haviam chegado à América do Norte há 16 mil e 13 mil anos.
A descobertas e as controvérsias quanto às datas
 
Um estudo publicado na revista Science em 2021 documentou que essas pegadas em White Sands, muitas delas deixadas por crianças, foram encontradas em solo úmido e arenoso na beira de um lago. Mais tarde, essa terra foi solidificada e depois revelada por conta da erosão.
 
A datação das pegadas foi dada por conta do radiocarbono de sementes antigas da planta aquática Ruppia cirrhosa, que também foram encontradas nesses sedimentos. A análise dessas plantas indicou que elas cresceram entre 22.800 e 21.130 anos atrás.
 
No entanto, alguns arqueólogos questionaram o método usado para analisar a Ruppia cirrhosa. O argumento é que essa planta obtém o seu carbono da água, e geralmente não contém carbono-14 significativo. Isso faria com que a idade da amostra de sementes fosse superestimada.
O uso de novos métodos
 
Para lidar com essa controvérsia, uma nova equipe entrou na jogada com dois novos métodos de datação: um baseava-se na luminescência opticamente estimulada (OSL), que pode estimar o tempo decorrido desde a última exposição de grãos de quartzo ou feldspato à luz solar intensa, ou calor. Isso levou à conclusão que aquelas pegadas teriam uma idade mínima de cerca de 21.500 anos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS