ABALO SÍSMICO: Cientistas brasileiros investigam terremotos profundos na Amazônia

Principal objetivo é determinar a estrutura sísmica detalhada da placa de Nazca sob a Amazônia Ocidental

ABALO SÍSMICO: Cientistas brasileiros investigam terremotos profundos na Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um grupo de pesquisadores brasileiros, liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está investigando a exitência de terremotos profundos na Amazônia Ocidental.

 

A iniciativa conta com a colaboração do Observatório Nacional (ON), que disponibiliza equipamentos e expertise na área de sismologia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

O objetivo central da pesquisa é compreender a estrutura geológica da placa de Nazca, localizada abaixo da área, além de desvendar mecanismos que originam terremotos a profundidades que variam entre 550 e 650 quilômetros.

 

Apesar de serem menos frequentes e intensos que os terremotos superficiais, esses eventos sísmicos podem fornecer informações valiosas sobre o interior da Terra.

 

Estudos

 

Para que seja possível a investigação, cientistas instalaram uma rede de sismógrafos em diversas localidades da região amazônica.

 

Os sismógrafos são instrumentos captam as vibrações do solo causadas pelos terremotos, permitindo aos pesquisadores analisar a propagação das ondas sísmicas e construir modelos tridimensionais da estrutura interna da Terra.

 

Os dados coletados por essa rede também serão utilizados para aprimorar os sistemas de alerta precoce de terremotos na área, beneficiando a população e gestores públicos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS