RARO: Lua vai 'paralisar' nesse fim de semana; entenda o 'Lunistício'

Fenômeno será visível apenas em algumas partes do mundo

RARO: Lua vai 'paralisar' nesse fim de semana; entenda o 'Lunistício'

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Considerado um evento astronômico raro, o lunistício acontecerá a partir desta sexta-feira (21). Nesse fenômeno, que não ocorria desde 2006, a Lua  nasce e se põe nos pontos mais ao norte e ao sul no horizonte e, com isso, atinge suas posições mais extremas no céu, onde fica por mais tempo.
 
Esse evento acontece quando as inclinações da Lua e da terra atingem seu máximo, num ciclo que dura 18,6 anos.
 
Desta vez o lunistício será ainda mais interessante, pois irá coincidir com o solstício de inverno no hemisfério sul e com o verão no hemisfério norte. Por isso, no dia 21, a Lua deve nascer no ponto mais a nordeste no céu e ficar ali por mais tempo que o normal, até se pôr no ponto mais a noroeste.
 
Será possível assistir ao fenômeno durante vários dias, mas apenas no Hemisfério Norte. Um dos melhores lugares para observar a "paralisação" da lua será na cidade de Stonehenge, no interior da Inglaterra.
 
Por que o fenômeno acontece?
 
A Lua faz um trajeto com uma inclinação diferente à dos outros satélites do sistema solar, onde os planetas, planetas-anões e asteroides orbitam dentro de um plano chamado de eclíptica.
 
A Terra, por exemplo, gira em torno de um eixo inclinado a 23,4 graus em relação a este plano. Com isso, a Lua tem uma inclinação de apenas 5,1 graus em relação à eclíptica.
 
Dessa forma, os pontos máximos do satélite ao longo do ano podem variar em até 57 graus. Quando a inclinação da Lua e da Terra atinge o seu nível máximo, ocorre o lunistício - ou seja, o satélite fica visível por mais tempo no céu.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS