IMPEDIDOS: Indígenas estão sem votar após prefeito suspender transportes, diz cacique

O líder da tribo revelou que o motivo seria político, já que a maioria votou no Lula durante o 1° turno

IMPEDIDOS: Indígenas estão sem votar após prefeito suspender transportes, diz cacique

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Indígenas de seis etnias do município de Querência, cerca de 717 km de Cuiabá, ainda não conseguiram votar para as eleições do 2° turno após o prefeito da região, Fernando Gorgen (União), suspender o transporte público nas terras indígenas, segundo o portal Midia Jur.
 
De acordo com denúncias feitas ao portal pela comunidade local, o prefeito optou pela suspensão dos transportes ao perceber que a maioria dos indígenas votou no ex-presidente e candidato à presidência Luiz Inácio Lula Silva (PT) no 1° turno. 
 
Em depoimento ao Midia Jur, o cacique Siraium Kayabi, de uma aldeia de etnia Kayabi, expressou sua revolta sobre a situação: “No primeiro turno eles viram que nós, povos indígenas, votamos mais para o Lula, por isso que eles não queriam, estão botando essa dificuldade para que a gente não vá votar no segundo turno, estamos muito bravos e nervosos". 
 
Indígenas das etnias Suiá, Kayabi, Kalapalo, Matipu, Nafukuá e Kuikuro ficaram impossibilitados de exercerem o direito básico do voto. Alguns desses grupos vivem na Terra Indígena do Xingu, a maior área indígena do estado de Mato Grosso.
 
Gorgen, antes do primeiro turno, tornou público sua escolha de apoiar a campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro no Instagram. Além disso, na mesma rede social, sua foto de perfil é um retrato em que ele está posando ao lado do atual presidente. 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Roni Dallarmi

L de Souza LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS