O Banco Central (BC) informou no final da manhã desta sexta-feira (21) que dados de 160,1 mil chaves Pix vazaram após falhas pontuais em sistemas da instituição Acesso Soluções e Pagamento (Acesso), mas sem exposição de informações sensíveis, como senhas. O erro ocorreu nos dias 3 e 5 de dezembro de 2021.
"Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", diz nota do Banco Central.
O BC informou ainda que pessoas que tiveram dados obtidos após o ocorrido serão "notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados".
Após o vazamento de dados, o BC deve aplicar sanções a empresa após apuração do caso. Além disso, o BC adotou as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.
Esta é a segunda vez que o BC relata em uma página de transparência vazamento de dados relacionados ao Pix. A primeira, em 24 de agosto de 2021, ocorreu com dados de 414,5 mil usuários do Banco do Estado de Sergipe (Banese).