A Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Covid-19 vota nesta quarta-feira (26) a convocação de nove governadores e 12 prefeitos e ex-prefeitos para esclarecer sobre as suspeitas de desvio de recursos federais no combate ao coronavírus . A lista com nomes dos gestores a serem convocados ainda não foi divulgada. Prioridade devem ser governadores e prefeitos alvos de operações da Polícia Federal.
São mais de 400 requerimentos apresentados pelos senadores, há solicitações para o comparecimento do governador do Amazonas , Wilson Lima (PSC) chefe de um dos estados mais afetados pela pandemia e denunciado por suposto desvio em compra de respidadores . O governador do Pará, Helder Barbalho(MDB) também será ouvido. Há pedidos também para convocação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), e João Dória (PSDB) de São Paulo.
Os senadores também votarão o retorno do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello , que vem sendo criticado após participar, sem máscara, de evento em apoio ao presidente Jair Bolsonaro no último domingo (23), no Rio de Janeiro.
A comissão ainda pretende ouvir o empresário Carlos Wizard e o ex-assessor da Presidência Arthur Weintraub, irmão do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, ambos por suposta participação em “ministério paralelo” de aconselhamento ao presidente durante a pandemia.
Os parlamentares também podem chamar para esclarecimentos Paulo Barauna, direitor da White Martins, empresa responsável pelo abastecimento de oxigênio , que poderá esclarecer mais sobre a crise atingiu o estado do Amazonas.