De acordo, com o capitão Gonzalo Carrasco, o jovem, identificado apenas como "Manuel", foi levado para um hospital e estava "totalmente desidratado".
Mineiro caminha em mina de extração localizada em Potosí, na Bolívia, a 310 quilômetros da mina em que um jovem de 14 anos ficou preso por 9 dias / Foto: (iStock/Getty Images)
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um adolescente de 14 anos foi resgatado nesta quinta-feira (19) de uma mina na Bolívia, depois de passar nove dias perdido dentro dela, em um resgate qualificado de "milagre" pela Polícia.
De acordo, com o capitão Gonzalo Carrasco, o jovem, identificado apenas como "Manuel", foi levado para um hospital da cidade de Oruro, em Huanuni, e estava "totalmente desidratado".
O comandante da Polícia local, coronel Rommel Raña, disse que o resgate foi de madrugada e envolveu várias pessoas, incluindo mineradores, bombeiros, moradores, policias e profissionais de saúde. Conforme explicou Raña, o jovem tinha comida e bebeu água da mina para sobreviver.
Aparentemente, ele fazia parte de "um grupo de crianças" que foi ao local na terça-feira "infelizmente, por motivos que são conhecidos por todos", afirmou o comandante, em referência aos "jukus", pessoas que furtam minério na Bolívia. Os demais saíram, mas ele ficou. Os pais entraram em contato com a Polícia apenas no sábado.
Segundo a Agência Boliviana de Informação (ABI), Huanuni é uma das regiões mineradoras da Bolívia e anualmente perde entre US$ 12 e 24 milhões em roubo de minério.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!