É difícil imaginar uma árvore se movendo sozinha de um lado para o outro? Mas, por mais estranho que isso possa parecer, é possível e acontece de verdade.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
É difícil imaginar uma árvore se movendo sozinha de um lado para o outro? Mas, por mais estranho que isso possa parecer, é possível e acontece de verdade. A "Socratea Exorrhiza" é a espécie conhecida como “Palmeira Andante”. A cada ano essas árvores são capazes de se deslocar por até 20 metros.
Endêmica da floresta tropical, a palmeira é mais comum na América Central, mas ela chega até a bacia do rio Amazonas, já em território brasileiro. A reportagem foi até uma região de mata, nos fundos do Presidio Federal de Rondônia, a cerca de 50 quilômetros da capital, onde vários exemplares da ‘palmeira andante’ florescem.
O engenheiro florestal Denison Trindade (Sedam/RO) acompanhou o Rondoniaovivo e deu algumas explicações sobre a espécie, conhecida na região como Paxiuba. CONFIRA VÍDEO REPORTAGEM ABAIXO.
O deslocamento desta árvore chama a atenção de pesquisadores há anos disse Denison. "O que se sabe é que elas mudam de lugar em busca de solo mais nutritivo, água e mais luz do sol" afirmou o engenheiro da Sedam/RO.
A caminhada é lenta, mas constante. Pesquisadores garantem que as árvores ‘andam’ diariamente de dois a três centímetros. Em um ano, elas podem chegar percorrer uma distância de até 20 metros. Isso acontece através das novas raízes, que vão crescendo a pequenas distâncias das antigas. Quando as raízes velhas apodrecem, todo o tronco é deslocado junto às raízes novas.
Por mais surpreendente que isso possa ser, infelizmente essas árvores não conseguem se deslocar rápido o suficiente para fugir do desmatamento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!