Estudante não se sentia bem desde a semana passada; adolescente teve uma parada cardíaca na madrugada deste domingo e não resistiu
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Lara Furn, uma adolescente às vésperas de completar 15 anos, morreu na véspera do seu aniversário, na madrugada deste domingo (2), após contrair uma bactéria resistente a medicamentos.
A jovem estava internada no Hospital da Unimed Vitória desde a noite de quinta-feira (30). Ela teve uma parada cardíaca na madrugada deste domingo e não resistiu, segundo um dos irmãos dela, o estudante de Medicina Felipe Furno Frinhani.
"Trata-se de uma bactéria muito resistente, que se chama Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina (MRSA é a sigla em inglês). Ela é de contaminação comunitária. Está na rua. Não é um surto. É azar mesmo. É uma bactéria muito resistente, que atinge principalmente vias aéreas e vai se disseminando pelo corpo e causa um choque séptico (sepsemia). E por causa disso ela faleceu.", explicou Felipe à Gazeta Online.
Segundo o estudante, a irmã não se sentia bem desde a semana passada, mas eles ainda não sabem se isso tem relação com a morte dela. "No domingo (26), ela estava com dificuldade de respirar. Na Unimed ela foi diagnosticada com rinite. Voltou para a casa e apresentou melhora parcial", contou.
Lara teve de retornar ao hospital na madrugada de quarta para quinta-feira, pois não conseguia respirar. "A médica deu diagnóstico de bronquite e mandou ela embora para casa de novo", disse o irmão.
No dia seguinte, a adolescente foi para a escola, no Centro Educacional Primeiro Mundo, em Vitória. "Lá, ela passou mal, e meu pai foi buscá-la. Ficou em casa o dia inteiro. Quando eu cheguei à noite da faculdade, vi que a Lara estava com a frequência e batimentos cardíacos acelerados. Ela começou a ficar com as pontas dos dedos roxos, porque não conseguia oxigenar. Fomos correndo com ela para a Unimed. Os médicos já a entubaram e sedaram. O caso era muito grave."
O estudante de Medicina explicou que infecções desse porte podem gerar uma infecção generalizada. "Essa infecção causa consequências no corpo inteiro. Entre elas, insuficiência renal. O rim começa a parar. Dentre as complicações, ela teve duas paradas cardíacas. Uma sábado às 23h, e outra no domingo, por volta das 2h50, quando ela faleceu", disse ele.
A família está muito abalada. A mãe da jovem chegou a dar entrada no hospital. O irmão comunicou o falecimento de Lara pelo Facebook.
Em nota, a Unimed Vitória informou que a paciente chegou ao hospital em estado grave e que foi encaminhada à UTI imediatamente. Segundo a assessoria do hospital, a equipe deu toda assistência necessária para a paciente.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!