Idosos criam ‘república’ para ‘envelhecerem entre amigos’

Não é um asilo, é o chamado “cohousing”, moradias criadas e administrada pelos próprios idosos, que decidem entre amigos como e onde querem viver sua aposentadoria.

Idosos criam ‘república’ para ‘envelhecerem entre amigos’

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Poder envelhecer ao lado dos seus amigos pode tornar essa fase difícil da vida mais prazerosa e é exatamente nisso que a Espanha pensou. Lá já existem 8 condomínios que funcionam como uma república autogerida. No espaço, amigos idosos moram juntos, fazem esportes, e se divertem  sempre na companhia de alguém querido.

Não é um asilo, é o chamado “cohousing”, moradias criadas e administrada pelos próprios idosos, que decidem entre amigos como e onde querem viver sua aposentadoria.

Os apartamentos pertencem a uma cooperativa, mas podem ser deixados de herança para os filhos. Na Espanha, há oito projetos construídos e vários em gestação.

A amizade de Víctor Gómez e Cruz Roldán tem 46 anos. Eles se conheceram em uma excursão na Serra Nevada, na Espanha.

Quinze anos depois, os idosos, com 79 anos, moram com suas respectivas esposas em Convivir, uma república autogerida na cidade espanhola de Cuenca.

Dezenas de amigos e familiares se entusiasmaram quando os dois casais de amigos propuseram a ideia de viver juntos, e hoje são 87 sócios que se identificam com o lema “dar vida à idade”.

O condomínio conta com todos os serviços de um asilo para idosos tradicional.

Todas as residências de cohousing devem cumprir os requisitos de um ambiente tradicional para idosos: banheiros geriátricos, móveis sem quinas, botões de emergência em todos os quartos, entre outras coisas.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS