ABIN conclui as 63 avaliações de riscos previstas para a Rio 2016

ABIN conclui as 63 avaliações de riscos previstas para a Rio 2016

ABIN conclui as 63 avaliações de riscos previstas para a Rio 2016

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A ABIN conclui os 63 Relatórios de Avaliações de Riscos voltados à Segurança dos Jogos Rio 2016. O número foi divulgado pelo diretor-geral da ABIN, Wilson Roberto Trezza, em entrevista coletiva concedida a jornalistas brasileiros e estrangeiros na última quarta-feira – 13 de julho.

A Agência difundiu o último documento da lista nesta semana, completando a meta de avaliações de riscos planejadas para o período prévio às Olimpíadas. As análises identificam possíveis ameaças a locais de competições e a instalações ligadas ao dia a dia dos Jogos: estádios, ginásios, hotéis, aeroportos, rodovias, centros de treinamento, Vila dos Atletas.

“É um trabalho de fundamental importância, no qual a ABIN faz uma prospecção das possíveis ameaças ao grande evento. Esse levantamento é consolidado em relatórios de avaliação de riscos e são encaminhados para os gestores da área de defesa e de segurança pública”, explicou o diretor-geral na coletiva.

“Com base nessas avaliações de risco, são feitos os planejamentos das ações de defesa e de segurança para as Olimpíadas”, complementou.

Metodologia

A metodologia ARENA (Avaliação de Riscos com Ênfase na Ameaça), desenvolvida pela ABIN, foi utilizada durante todo o processo.

Profissionais de Inteligência avaliaram as vulnerabilidades e testaram os sistemas de proteção dos locais. Fontes de ameaça foram identificadas e checklists aplicados durante visitas técnicas. Ao final, recomendações sobre como sanar eventuais falhas de segurança foram repassadas aos organizadores.

Coletiva

A entrevista coletiva concedida pela ABIN e pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) reuniu a imprensa para apresentar a estrutura montada pela Inteligência brasileira para os Jogos Olímpicos.

Jornalistas conheceram o Centro de Inteligência Nacional (CIN), localizado na sede da ABIN – em Brasília/DF –, e questionaram Trezza, o ministro do GSI, Sérgio Etchegoyen, e o diretor do Departamento de Integração do SISBIN, Saulo Moura da Cunha, sobre a preparação para a Rio 2016.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS