Terremoto no Equador mata ao menos 28 e quatro países têm alerta de tsunami
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Pelo menos 28 pessoas morreram como consequência do terremoto de 7,8 graus na escala aberta de Richter registrado neste sábado no Equador, informou o vice-presidente do país, Jorge Glas.Desse total, 16 pessoas morreram na cidade de Porto Viejo, dez em Manta e dois na província de Guayas, segundo relatórios preliminares.
O epicentro do tremor foi a 27 km da cidade de Muisne, perto da fronteira com a Colômbia. Um alerta de tsunami foi gerado para Equador, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Peru.Segundo o Serviço Geológico Colombiano, o tremor aconteceu a 18h58 (horário local, 20h58 em Brasília) a uma profundidade de 19,2 quilômetros no oceano Pacífico, com epicentro na região fronteiriça.
O terremoto balançou prédios na capital equatoriana por 40 segundos, e muitas pessoas correram para as ruas. Quito é localizada a cerca de 173 km do epicentro do tremor.O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico prevê ondas de 30 cm até 1 metro na costa do Equador.
Na Colômbia, o tremor foi sentido em cidades como Cali, Pasto e Popayán, segundo a União Nacional de Gestão de Risco de Desastres (UNGRD).Em alguns bairros de Cali, capital do departamento (Estado) de Valle del Cauca, foram registrados cortes de energia elétrica e os bombeiros da cidade informaram de rachaduras em construções.
O diretor da UNGRD, Carlos Ivan Márquez, disse ao canal RCN que o tremor foi "muito forte, mas profundo" e sentido nos departamentos de Nariño, Cauca, Valle del Cauca e no eixo cafeicultor, no centro do país. "Fizemos uma varredura em nível geral e não se tem nenhum reporte por enquanto de danos", acrescentou o diretor da UNRGD. (Com agências internacionais)
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!