Presidente da Guatemala renuncia por acusações de corrupção

Presidente da Guatemala renuncia por acusações de corrupção

Presidente da Guatemala renuncia por acusações de corrupção

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, renunciou nesta quinta-feira (3) ao cargo a fim de "manter a institucionalidade do Executivo". 

O porta-voz oficial da presidência, Jorge Ortega, afirmou à Agência Efe que o presidente assinou a carta de renúncia às 19h (horário local, 22h em Brasília) de quarta-feira. 

O objetivo, segundo o porta-voz, é "manter a institucionalidade e a ordem que corresponde dentro do Estado", além de enfrentar "de maneira individual" o devido processo. 

A renúncia do presidente está agora nas mãos do Congresso do país centro-americano, que deverá aprovar ou não sua saída, e, em caso positivo, nomear o vice-presidente, Alejandro Maldonado, como novo mandatário, segundo estabelece a lei guatemalteca. 

Pérez Molina é acusado de liderar uma rede de corrupção no ente arrecadador de impostos do país e desde ontem, quarta-feira, pesa sobre ele uma ordem de captura. 

O general reformado perdeu sua imunidade e privilégios na terça-feira após a votação unânime de 132 deputados, depois que o Ministério Público e a Comissão Internacional Contra a Impunidade na Guatemala (CICIG) o acusaram de corrupção em 21 de agosto. 

De acordo com a investigação de mais de 18 meses de ambas entidades, Pérez Molina supostamente dirigia uma rede clandestina dentro da Superintendência de Administração Tributária (SAT), com a cumplicidade de pelo menos 28 pessoas, entre elas a ex-vice-presidente, Roxana Baldetti, presa desde 21 de agosto. 

O porta-voz presidencial acrescentou que a decisão de Pérez Molina foi difícil, mas que, apesar dela, o presidente segue defendendo sua inocência. 

No entanto, argumentou que o desenvolvimento dos eventos o obrigaram a tomar esta decisão. 

O juiz Miguel Ángel Gálvez, responsável pelo caso, ditou ontem quarta-feira uma ordem de detenção contra o líder. 

Ortega declarou que não sabe se este foi o estopim para que Pérez Molina decidisse deixar o cargo.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS